PSDB Sindical mineiro avança em suas conquistas

26 de março de 2012

O PSDB Sindical iniciou o ano de 2012 com importantes conquistas. O Núcleo Nacional já está implantado em 25 estados brasileiros com a fundação de mais dois núcleos regionais. Em janeiro, o PSDB Sindical foi instalado no Paraná e, em fevereiro, foi criado o núcleo do Espírito Santo. O ano promete ser ainda mais movimentado para o PSDB Sindical que realizará o seu 1º Congresso Nacional, em São Paulo, marcado para 27 de abril.

No Congresso será realizada a eleição da diretoria nacional do Núcleo Sindical que, atualmente, se encontra em caráter provisório. Além disso serão discutidos temas relevantes ao movimento sindical como a crise atual das economias centrais e da democracia em países europeus e Estados Unidos, a abertura econômica para o Brasil e a realidade do Brasil desde a estabilidade econômica.

Pautas trabalhistas como o fator previdenciário, a redução da jornada para 40 horas, qualificação profissional e regulamentação dos terceirizados também serão temas que serão debatidos nos 1º Congresso do PSDB Sindical.

Regiões Sindicais

Minas Gerais juntamente com São Paulo são as responsáveis por organizar os Núcleos no Brasil, sendo que Minas Gerais ficou responsável por organizar a região Sudeste, assim responsável pela formalização e criação dos Núcleos em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Os coordenadores mineiros, Juvenal Araújo e Bruno Fukino, percorreram o país para implantar o braço sindical do PSDB.  Em outubro, o Núcleo de Minas participou da reunião com o presidente do partido, Sérgio Guerra, e, em novembro da criação do Núcleo carioca.

Em novembro também, o Núcleo Mineiro realizou dois encontros para a criação das regionais. Juiz de Fora foi a cidade escolhida para criar a coordenadoria da Zona da Mata, que tem à sua frente o sindicalista Scipião Rocha. O segundo encontro foi realizado em Uberlândia, formalizando a coordenadoria Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, onde o sindicalista Araújo foi eleito presidente. O evento contou com a participação do deputado estadual Luis Humberto Carneiro.

Para continuar a criação dos Núcleos, em março de 2012, aconteceu a criação da coordenadoria sul, em Poços de Caldas. Na ocasião Maria Nelcy foi escolhida para comandar o Núcleo Sul, que contará também com os sindicalistas: Henrique Lindolfo, Edson Jerônimo, Joaquim Caprioni e Rogério Maiochi. O deputado estadual Carlos Mosconi também participou do evento.

Voz do Trabalhador

O Núcleo Sindical do PSDB Minas Gerais foi criado no dia 20 de agosto de 2011, quando 200 sindicalistas filiaram-se ao partido com uma proposta de renovação partidária, discutir as questões trabalhistas dentro do partido, defender a pauta trabalhista no âmbito político, e por fim, ampliar os representantes do movimento sindical em cargos políticos, visando melhores condições para os trabalhadores.

Com a formalização do Núcleo, em Minas, deu-se início o trabalho de implantação do PSDB Sindical em outros estados do país. Hoje, o Núcleo Nacional já conta com 25 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Sergipe, Bahia, Piauí, Amazonas, Pará, Roraima, Acre, Amapá, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Goiás e Minas Gerais.

Em Minas Gerais, a primeira reunião, pós-implantação, aconteceu em setembro, na sede do partido. Na ocasião foi eleita Diretoria-Executiva, onde foi definido que o sindicalista Rogério Fernandes, seria o presidente do PSDB Sindical de Minas Gerais. Além da criação de sete coordenadorias regionais mineiras: Zona da Mata, Sul, Central, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Vale do Rio Doce e Leste, Centro Oeste e Norte e Nordeste.

Com as três coordenadorias criadas o Núcleo Sindical mineiro planeja a criação das outras quatro regionais nos próximos meses. O Núcleo também está implantando coordenadorias locais, para um melhor suporte ao PSDB Sindical mineiro. No próximo dia 30 de março, acontecerá a criação do Núcleo em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, que juntará forças com as já criadas coordenadorias regionais.

PSDB Sindical em números

20 de agosto de 2011 – Criação do Núcleo em Minas Gerais