Sindicalistas apontam desemprego como face cruel do caos econômico

4 de novembro de 2015

IMG-5902 - Copia

O desemprego que assola Minas Gerais e o Brasil, decorrente da recessão econômica já vivida no país, foi o principal tema debatido em encontro promovido pelo PSDB Sindical de Minas Gerais, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (29/10). Lideranças das centrais sindicais UGT, Força Sindical e Nova Central, além de trabalhadores de diversas categorias profissionais, participaram do evento ocorrido na sede do PSDB-MG. A abertura foi feita pelo presidente do PSDB-MG, deputado federal Domingos Sávio.

No debate, todas as lideranças sindicais presentes criticaram a política econômica equivocada do governo do PT e sua influência negativa no mercado de trabalho. A conclusão foi de que, o fechamento de postos de emprego a face mais cruel da crise econômica no país.

Dados divulgados nessa quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o desemprego continua aumentando. De junho a agosto, a taxa ficou em 8,7%. No trimestre anterior, de março a maio, o índice registrado foi de 8,1%. Em setembro, a taxa de desemprego no país chegou a 7,8%, o que representa 95 mil postos de trabalho fechados.

Durante encontro, os sindicalistas lamentaram que a situação tenha se agravado em Minas Gerais. A cada três pessoas que perderam o emprego no país, uma é do estado. Ao todo, apenas no mês passado 32,4 mil vagas com carteira assinada deixaram de existir em Minas Gerais.

Confira a relação das lideranças sindicais que participaram do evento com debatedores:

Rogério Fernandes- Presidente do PSDB Sindical de Minas Gerais

Vandeir Messias- Presidente da Força Sindical de Minas Gerais

Laércio Fernandes Vicente – Vice-presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança no Trabalho no Estado de São Paulo e chefe de gabinete do deputado Ramalho da Construção (PSDB-SP)

Ernane Dias- Presidente da Federação do Metalúrgicos de Minas Gerais

Manoel Borges- Presidente da Federação das Concessionárias de Veículos de Minas Gerais

Daniel do Santos- Sindicato dos Agentes de Segurança Prisional