PSDB-Mulher fortalece atividades em Tocantins

25 de janeiro de 2012

Marisa Salles, do PSDB-Mulher de Palmas

O PSDB-Mulher de Tocantins iniciará nas próximas semanas um trabalho para o aprimoramento e capacitação junto às candidatas do partido que disputarão as eleições municipais do estado em outubro. Esse objetivo, além da busca pela ampliação do número de filiadas à legenda na região, foi anunciado esta quarta-feira durante a inauguração do secretariado na capital. A atividade de lançamento reuniu cerca de 200 pessoas.

O encontro foi o primeiro de uma série o PSDB-Mulher promoverá em outros municípios do país – o braço feminino da sigla espera, ao longo de 2012, consolidar sua atuação nas cidades e vê nas capitais um ponto de irradiação de seus ideais. Fortaleza e Teresina sediarão atividades do grupo nos próximos meses.

“Nossa preocupação não é somente com mulheres que queiram disputar eleições. Buscamos gente interessada em participar, efetivamente, da vida partidária. Que entenda as bandeiras do partido e que esteja disposta a lutar por elas”, disse a presidente do PSDB-Mulher de Palmas, Marisa Salles. É com este foco que o núcleo feminino do partido na cidade buscará, além da ampliação do quadro de filiadas, a capacitação das militantes.

Os cursos que serão ministrados às integrantes do PSDB-Mulher de Palmas enfatizarão temas como a rotina das atividades políticas e técnicas para campanhas eleitorais. A expectativa do núcleo é que o treinamento se reverta em mais votos nas eleições de outubro – em 2008, nenhuma candidata do partido conseguiu uma vaga na Câmara de Vereadores da cidade.

A presidente nacional do PSDB-Mulher, Thelma de Oliveira, disse que o fato de 2012 ser um ano de eleições municipais amplifica a importância de se discutir a inclusão das mulheres na política por meio da esfera municipal. “Acreditamos que as capitais, por serem vistas como referências, conseguirão reproduzir as bandeiras do PSDB-Mulher dentro de seus estados”, disse.

Encontro nacional
Em março, o PSDB-Mulher promoverá um encontro nacional em Brasília, no qual é esperada a presença de cerca de 1.500 militantes. O evento incluirá atividades de mobilização, preparação para as eleições municipais e debates sobre temas ligados à causa feminina, como o empreendedorismo e o combate à violência doméstica.

O PSDB espera lançar, em 2012, 7 mil candidatas às prefeituras e câmaras municipais.