Você está em:
IMPRIMIR

Pela primeira vez, polícia de BH será comandada por mulher

11 de março de 2013

Pela primeira vez na Polícia Militar de Minas Gerais, uma mulher assume a chefia do Comando de Policiamento da capital. Em fevereiro, a coronel Cláudia Araújo Romualdo assumiu o comando da 1ª Região de Polícia Militar em solenidade no centro de Belo Horizonte. O estado de Minas Gerais é comandado por Antonio Anastasia (PSDB).

Natural de Belo Horizonte, a oficial de 44 anos é bacharel em Direito, formada pela UFMG. Cláudia ingressou na PMMG em 1986 e comandou o 36º BPM com sede em Vespasiano, o 13º BPM, em Belo Horizonte, o 23º BPM, em Divinópolis, e o Batalhão de Missões Especiais, atualmente Batalhão Rotam. À frente do Comando de Policiamento da Capital, ela substitui o coronel Rogério Andrade, que ficou um ano no cargo e solicitou sua transferência para o Quadro de Oficiais da Reserva.

Na área administrativa, a coronel Cláudia exerceu funções em vários setores no Estado-Maior e também na Diretoria de Finanças, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, na Ouvidoria da Polícia Militar e no Centro de Administração de Pessoal, onde foi chefe da Seção de Contagem de Tempo e Taxação e subchefe e chefe do Centro de Administração de Pessoal.

A oficial foi promovida a coronel no dia 26 de setembro de 2011, quando assumiu o comando da 3ª Região de Polícia Militar, também com sede em Vespasiano, função que exerceu até ser indicada pelo Comando Geral, com aval do governador e do vice-governador do Estado, para comandar a 1ª RPM.

Da Agência Minas