“Outubro Rosa” tem programação especial durante todo o mês em Poços de Caldas

2 de outubro de 2017

Abertura oficial aconteceu na escadaria da Prefeitura na noite de domingo (1º/10)

Autoridades, servidores públicos municipais e a população em geral participaram da abertura oficial do Outubro Rosa na escadaria da Prefeitura, no início da noite desse domingo (1º/10). O secretário de Saúde Carlos Mosconi, abriu a solenidade, falando da importância da prevenção.

“Antes do SUS não existia saúde, existia doença. Com o SUS e depois os diversos programas que vieram, este conceito de prevenção ganhou força e hoje é um dos princípios da nossa atenção básica. Lembrando que o Outubro Rosa foca na saúde da mulher como um todo. Esse movimento motiva as pessoas, especialmente as mulheres a se prevenirem e reforça a importância da solidariedade que é fundamental”, disse.

O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), acompanhado da primeira-dama e presidente do Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social), Gisele Azevedo, ressaltou a importância de todos estarem unidos por essa mobilização. “Temos um calendário de atividades durante todo o mês que está só começando, o momento é de união em prol de uma causa maior”, disse.

Representando o Outubro Rosa, a secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Ana Alice de Souza, deu um depoimento sobre a experiência pessoal dela com o câncer de mama. “Passei por esse problema de saúde há três anos e, graças a Deus, estou curada. Não é fácil receber este diagnóstico. Nessa hora, a gente pensa que vai morrer, mas precisa levantar a cabeça e pensar que vai conseguir superar, assim como tantas pessoas já conseguiram. O Outubro Rosa também é importante para levar essa mensagem para tantas mulheres que estão vivendo isso”, relatou.

O vereador Amauri Barreiro, médico oncologista, esteve presente, representando a Câmara. “É um mês muito importante, porque nós sabemos que com diagnóstico precoce, o índice de cura é maior que 90%, então a prevenção é o caminho”, afirmou.

Após a solenidade oficial, houve o acendimento das luzes da estátua do Cristo Redentor e da Câmara Municipal, que ficarão na cor da campanha. Também no domingo, foi realizado pela Fundação Laço Rosa, um evento no Espaço Cultural da Urca, com culto ecumênico e diversas atividades para marcar o início do Outubro Rosa. Na tarde desta segunda, 02, o local recebe mais atividades, organizadas pela União Rosa.

Outubro Rosa

Os eventos alusivos ao Outubro Rosa, são organizados pela Prefeitura em parceria com o Servas/Poços (Serviço Voluntário de Assistência Social), Fundação Laço Rosa e União Rosa. O Outubro Rosa é um mês dedicado às mulheres, lembrando que devem realizar seus exames de prevenção do câncer de colo de útero (Papanicolau) e de câncer de mama.

As unidades de saúde têm, cada uma, um dia especial dedicado às mulheres. O preventivo de câncer de colo de útero será realizado com livre demanda, sem necessidade de agendamento. Já as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, poderão se dirigir às unidades de saúde dos bairros, passar pelo médico e agendar a mamografia de rastreamento, que será realizada no mês de outubro.

Outros eventos em diferentes pontos da cidade, promovidos por entidades parceiras, vão oferecer: palestras, mutirão de corte de cabelo para doação, panfletagem, além de ações voltadas para pacientes em tratamento na Unacon – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.