Você está em:
IMPRIMIR

Outubro Rosa: serão 31 dias de conscientização pela saúde da mulher em Contagem

3 de outubro de 2017

Fachada do Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz iluminou-se de rosa

Fachada do Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz iluminou-se de rosa

Mês contará com diversas ações dedicadas ao assunto. Objetivo é de mobilizar a todos quanto à importância da prevenção

Quando o assunto é câncer de mama e de colo de útero, a prevenção continua sendo o melhor remédio. Mas, na correria do cotidiano, muitas mulheres acabam deixando para depois exames importantes para o diagnóstico precoce dessas doenças: a mamografia e o preventivo ginecológico. Com o intuito de reforçar a importância da prevenção e de promover ações de disseminação de informações e de conscientização quanto ao tema, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, promove, durante todo o mês, a campanha Outubro Rosa.

Para marcar o início da ação, desde ontem, 1º de outubro, a fachada do Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz iluminou-se de rosa, encantando a quem passou pela região. O domingo também registrou a Corrida e Caminhada Outubro Rosa, no Eldorado, que integrou também o programa “A rua é nossa”, uma ação conjunta das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Selju) e de Saúde (SMS). O CCE Iria Diniz permanecerá iluminado em todo o mês de outubro.

O público-alvo das ações de rastreamento do câncer de mama por meio da mamografia são as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que devem fazer o exame a cada dois anos. Em se tratando do rastreamento do câncer do colo de útero por meio do preventivo ginecológico, sãos as mulheres de 25 a 64 anos. Mulheres de outras faixas etárias que apresentem sinais ou queixas relativas à saúde da mama ou ao sistema genital feminino também devem procurar uma unidade de saúde. Em todas essas situações, o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento se dá a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS).

“O objetivo é o de mobilizar o máximo possível não só de mulheres contagenses, mas toda a população de Contagem”, explica a referência técnica em Saúde da Mulher de Contagem, Silviane Flávia.

Novidade na marcação de mamografias em outubro

Normalmente, quando a mulher recebe o pedido de mamografia em uma unidade de saúde, precisa encaminhá-lo ao Setor de Regulação da SMS, para fazer a marcação do exame. Entretanto, especialmente entre os dias 1 e 31 deste mês, mulheres compreendidas na faixa etária de 50 a 69 anos que residem em Contagem e que fizeram o exame há mais de dois anos poderão marcar a mamografia diretamente nos prestadores do município, nos telefones e horários listados abaixo. No dia do exame, é preciso apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), um documento oficial com foto e o comprovante de endereço.

– Ecoimagem: 2557-5910 / 2557-8855 / 2557-9967 (das 8h às 17h30)

– CDI: 3398-5777 (as 8h às 19h)

Programação

Cada um dos oito distritos sanitários da cidade terá uma programação voltada para o Outubro Rosa, bem como equipes de saúde e UBSs do município. O Dia D da campanha ocorrerá em 27/10, com funcionamento das unidades de saúde voltado exclusivamente à saúde da mulher. Durante todo o mês, será possível à população conferir palestras sobre prevenção de câncer de mama e de colo de útero e sobre saúde da mulher, orientar-se sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), tabagismo, nutrição e saúde bucal, aferir pressão e glicemia, participar de aulões de lian gong e de zumba e muito mais.

Acompanhe abaixo horários e locais das atividades programadas em cada distrito sanitário. Para conferir locais e a programação detalhada, acompanhe as publicações no site da prefeitura de Contagem. Programe-se e participe!

Data Horário Distrito Sanitário
5/10 8h às 12h Eldorado
6/10 8h às 12h Vargem das Flores
11/10 8 às 12h Riacho
11/10 13h às 17h Nacional
11/10 8h às 11h Ressaca
17/10 8h às 12h Petrolândia
20/10 8h às 12h Industrial
26/10 8h às 12h Sede
27/10 – Dia D 8h às 17h Todos os distritos