Outubro Rosa começa com caminhada em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, na quinta-feira (05/10)

2 de outubro de 2017

bc3e4e_61074e5106354616bfadca8df7ab9241-mv2

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde e em parceria com a Unileste e o Conselho de Saúde da Mulher, realizará na quinta-feira (05/10), às 8 horas, a abertura da Campanha Outubro Rosa, com uma caminhada de mobilização de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero.

O evento terá início as 8 horas partindo da rotatória do posto Bretas, no centro de Fabriciano, em direção à Praça da Estação, onde haverá atividades de incentivo à saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, agendamento de mamografia e preventivos, além de orientações de como fazer o autoexame das mamas.

Durante o mês de outubro todas as unidades de saúde da cidade farão ações de promoção à saúde da mulher como palestras, rodas de conversa, aulas de aeróbica e zumba. As unidades também realizarão exames de preventivos em horários diferenciados para atender àquelas mulheres que trabalham em horário comercial. Os procedimentos de mamografia, 172 ao todo, serão realizados no Hospital Márcio Cunha. Para obter o exame é necessário ter entre 50 e 69 anos, comparecer à UBS com documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS.

O Outubro Rosa é uma campanha internacional que desenvolve em todo o mundo a mobilização e conscientização do cuidado, prevenção e diagnóstico do câncer na mama, tratamento e cura. A campanha também oferece informações de apoio às pessoas que passam ou passaram pelo câncer.