Lenita Noman e Thelma de Oliveira destacam participação feminina nas eleições

11 de outubro de 2012

“Representatividade feminina garantirá divisão de forças em espaços de decisão”, diz a presidente Lenita Noman

A presidente do PSDB Mulher de Minas Gerais, Lenita Noman, destacou a importância da participação das mulheres mineiras na política. Nas eleições municipais de 7 de outubro, foram eleitas no Estado 12 prefeitas tucanas, oito vice-prefeitas e 108 vereadoras. Em todo o país, o PSDB elegeu 93 prefeitas e 7.647 vereadoras.

Minas Gerais se destaca como o estado brasileiro que mais elegeu mulheres. Ao todo foram 71 prefeitas e 941 vereadoras. No Brasil, foram eleitas no primeiro turno 672 mulheres em todas as legendas, um aumento de 33% na comparação com a eleição de 2008.

“Temos que parabenizar as mulheres que se elegeram. Desejar que elas façam um mandato limpo, digno e legítimo. A participação das mulheres como candidatas foi bastante expressiva apesar de, percentualmente, não ter havido um aumento de mulheres eleitas. Acho que há um avanço, mas penso que ainda há muito a ser trabalhado com as mulheres e também com a sociedade para que possamos ter muito mais mulheres à frente de cargos eletivos”, afirmou.

Candidata à Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, Lenita Noman afirmou ainda que o aumento da representatividade das mulheres na política garantirá a divisão igualitária de forças nos espaços de decisão e o exercício pleno da democracia.

“É importante que, em todos os setores de Minas e do Brasil, a sociedade se conscientize que é preciso que a representatividade feminina seja garantida para que haja uma equidade das forças de poder dentro dos espaços de decisão. É importante que as outras mulheres não desanimem, continuem tentando e lutando porque a participação feminina precisa ser cada vez mais presente para que a democracia possa, efetivamente, ser feita no Brasil”, disse.

Conquistas

A presidente nacional do PSDB, Thelma de Oliveira, afirmou que as mulheres brasileiras têm motivos para comemorar a conquista nestas eleições. Segundo ela, o crescimento da participação de mulheres se deve ao apoio da legenda na preparação das candidatas para a gestão pública.

“O PSDB elegeu 95 prefeitas em 20 diferentes estados, um crescimento da ordem de 25% em relação ao pleito municipal de 2008, quando as urnas consagraram 76 tucanas para comandar as prefeituras. O crescimento está diretamente relacionado a uma nova e firme postura que a direção nacional do partido vem adotando nos últimos anos, apoiando as iniciativas do Secretariado Nacional da Mulher, sempre preocupado em qualificar, em preparar nossas filiadas para a boa gestão pública”, disse.

Em artigo publicado pelo Agência Tucana, Thelma de Oliveira afirmou que a vitória das mulheres do PSDB seguiu a tendência nacional do crescimento do número de prefeitas em todo o Brasil. Segundo estatísticas nacionais, o crescimento foi da ordem de 30% em relação às prefeitas eleitas em 2008 – 663 contra 504 mulheres há quatro anos atrás.

“É um recorde histórico e demonstra como, aos poucos, estamos conquistando mais espaço nos partidos e na sociedade e sua representação política. As mulheres de fato ganharam mais espaço político-institucional no Brasil, seja como candidatas ou como eleitas. Todas essas conquistas do PSDB e das mulheres também estão relacionadas ao avanço institucional no campo político-jurídico com o advento, no caso desse ano, da lei 12.034/09 que define que cada partido deve preencher no mínimo com 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. O PSDB cumpriu rigorosamente a legislação e colocou mulheres tucanas, valorosas e comprometidas, para a disputa eleitoral, mesmo com as dificuldades”, disse.

PSDB Mulher de MG nas eleições 2012

12 Prefeitas

Almenara – Guidoval – Itamarati de Minas – Itapeva – Itutinga – Jequitinhonha – Pedra Dourada – Santana de Cataguases – São Pedro dos Ferros – Sericita – Tupaciguara – Volta Grande

8 vice-prefeitas