Você está em:
IMPRIMIR

Carreta Sesc Saúde da Mulher realiza mais de mil exames em no centro de Coronel Fabriciano

5 de outubro de 2017

SESC

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Sindicato do Comércio do Vale do Aço, Sindcomércio, e o Serviço Social do Comércio, Sesc, concluiu na quarta-feira (04/10), os exames e atividades fornecidos pela Carreta Sesc Saúde da Mulher no centro da cidade. Ao todo, foram realizados mais de mil exames entre preventivos, mamografias e ultrassons.

O Sesc Saúde da Mulher é composto pela unidade móvel que realiza exames de prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero, e promove ações educativas direcionadas à saúde da mulher. Os procedimentos ofertados na carreta foram: mamografia para mulheres de 50 a 69 anos; citopatológico (preventivo) para mulheres acima de 18 anos com vida sexual ativa e ultrassom pélvico, transvaginal e mamas, para mulheres de todas as idades. Além de palestras, em que foram abordados cuidados prévios para realização dos exames.

De acordo com a Supervisora de Serviços Sociais do Sesc, Angelina Vidal Baia, foram realizados 420 mamografias, 510 preventivos e 197 ultrassons, entre os meses de agosto a outubro. “Foi uma honra e um privilégio para a equipe do Sesc Saúde da Mulher beneficiar boa parte das mulheres de Coronel Fabriciano que nos levaram histórias de vida, sorrisos e carisma”, ressalta.

O Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Cacau, comenta que o resultado foi de extrema importância para suprir a demanda reprimida de exames que estavam parados desde 2015. “Fizemos uma programação para atender a demanda reprimida e esse planejamento foi importante por que coincidimos a vinda da carreta SESC saúde da Mulher junto da campanha do Outubro Rosa, para garantir a sensibilização das mulheres do município sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer” finaliza.

Durante a Campanha do Outubro Rosa, os exames continuarão sendo feitos pela Secretaria de Saúde do município. As unidades básicas irão ofertar exames de preventivo em horários diferenciados, visando atender às mulheres que trabalham em horário comercial. Os procedimentos de mamografia, 172 ao todo, serão realizados no Hospital Márcio Cunha, aos sábados. Para obter o exame, é necessário ter entre 50 e 69 anos, comparecer à UBS com documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS.