Força da juventude: Vereador de 18 anos promete fazer história na Câmara Municipal de Três Marias

27 de janeiro de 2017

Tuta Gaia, Getúlio Vargas Nenem e Edna Pinheiro querem fazer a diferença na Câmara de Três Marias

Partido elegeu duas mulheres e um jovem que querem fazer a diferença no município; prefeito e vice-prefeito também são tucanos

Os moradores de Três Marias, município de 28 mil habitantes da região Central de Minas, podem esperar uma grande movimentação e uma maior participação na Câmara Municipal. É o que prometem os três vereadores do PSDB eleitos nas últimas eleições no município. Edna Pinheiro, Getúlio Vargas Nenem e Tuta Gaia vão exercer pela primeira vez um mandato como vereador e querem fazer a diferença.

“Numa época de tanta descrença, podemos mostrar que a política pode ser usada para fazer o bem para a comunidade. Queremos fazer com que as pessoas voltem a acreditar que é possível fazer a boa política”, diz Getúlio Vargas Nenem, de 18 anos, um dos mais jovens vereadores eleitos no estado. E foi justamente para este segmento que ele fez campanha, especialmente na escola onde concluía o segundo grau. Derrotou, inclusive, professores seus com carreiras políticas mais consolidadas.

A eleição de Nenem, como é mais conhecido, surpreendeu e agora o jovem vereador quer retribuir a confiança dos votos que recebeu trabalhando em conjunto com as duas companheiras de partido. O objetivo é defender com vigor os três pilares que escolheram como prioritários nos próximos quatro anos: saúde, educação e esporte.

União de forças

Com histórias distintas, os tucanos optaram pela união. E entendem a importância da bancada para dar suporte ao prefeito Adair Divino da Silva, o Bem-Ti-Vi, também do PSDB, que retorna à prefeitura de Três Marias – após um intervalo de quatro anos – para administrar o município pela terceira vez. Bem-Ti-Vi conta com maioria na Câmara Municipal, composta de 13 vereadores. Além dos três tucanos – a maior bancada na Casa, a coligação elegeu dois vereadores do PRTB e um do PP. Juntou-se a eles um vereador do PTB.

“Vamos caminhar juntos para trazer melhorias para o município”, adianta Tuta Gaia. “Três Marias também está em situação crítica e os setores mais afetados são os da saúde e educação. Nós precisamos trabalhar para ajudar o prefeito mas, ao mesmo tempo, temos que apresentar soluções e alternativas para os problemas, que são muitos e difíceis. Será nossa preocupação nessa caminhada conjunta”, afirma.

Imbuídos deste propósito, nessa semana os três novos vereadores tucanos estiveram em Belo Horizonte, onde visitaram deputados estaduais na Assembleia Legislativa e o Diretório Estadual do PSDB em busca de ajuda e de projetos que possam ser levados para Três Marias.

Efervescência política

Além da Câmara Municipal, os parlamentares do PSDB também prometem movimentar e levar efervescência política para o município. E isso se dará com a criação dos secretariados do partido. Atualmente, o PSDB possui quatro secretariados em atuação no Estado: PSDB Mulher, PSDB Jovem, o da Militância Negra (Tucanafro) e o PSDB Sindical. Através deles, querem também oferecer cursos de formação política para a comunidade.

“A participação das pessoas é essencial para mudarmos a situação de nossa cidade e, como conseqüência, a do país”, afirma Edna Pinheiro. Sua própria trajetória é um exemplo disto. Após 16 anos de trabalho como professora, diretora de escola e com participação ativa na comunidade e nas causas sociais, ela percebeu que poderia dar um passo a mais para contribuir com a comunidade, concorrendo a uma cadeira na Câmara. A vitória como o quinto candidato mais votado no município lhe deu uma certeza: quer fazer a diferença.

“Nas últimas eleições me chamou a atenção a participação da mulher na campanha. E não foi apenas para preenchimento de cota. Elas se destacaram. Isto precisa continuar e o nosso trabalho pode incentivar isto. Podemos fomentar a participação através dos secretariados do PSDB, especialmente das mulheres e dos jovens”, acredita.

Uma curiosidade: dos 13 vereadores da legislatura anterior de Três Marias, apenas um foi reeleito E os três do PSDB, todos em primeiro mandato, prometem fazer história na cidade.

Além de eleger Adair Divino da Silva, o Bem-Ti-Vi como prefeito e o ex-vereador Luiz Bertier como vice-prefeito, o PSDB em Três Marias também elegeu a maior bancada na Câmara Municipal.

Tuta Gaia, Getúlio Vargas Nenem e Edna Pinheiro: união para fazer a diferença na Câmara de Três Marias