Projeto da Juventude Tucana de Minas leva formação política e cidadã a jovens de todo estado

16 de maio de 2016

"A Juventude Aponta o Caminho" em Bocaiúva

“A Juventude Aponta o Caminho” em Bocaiúva

Criada em 2015, a caravana “A Juventude Aponta o Caminho” já percorreu 30 cidades mineiras de diversas regiões

Com o objetivo de contribuir na formação política dos jovens através de caravanas com palestras e debates por Minas Gerais, o Secretariado da Juventude do PSDB-MG criou, em agosto do ano passado, o projeto “A Juventude Aponta o Caminho”. Em nove meses de trabalho, a caravana dos jovens tucanos mineiros já passou por 30 cidades de diversas regiões do Estado.

Na série de encontros, que neste ano foi fortalecida com a parceria do Instituto Teotônio Vilela de Minas Gerais (ITV-MG), são abordados temas como democracia e cidadania, valorização dos partidos políticos, participação dos jovens e políticas para a juventude, além de economia e desenvolvimento, educação e cultura, políticas de geração de emprego e renda, ciência e tecnologia e também meio ambiente e sustentabilidade.

“É uma satisfação muito grande perceber como temos modestamente contribuído para o estímulo às candidaturas jovens no interior de Minas. Tenho sentido que estamos agregando estímulo, confiança e conteúdo aos projetos da juventude mineira, que é nossa grande bandeira, haja vista a necessidade de renovação dos quadros partidários e políticos”, ressaltou o presidente do PSDB Jovem de Minas Gerais, Reinaldo Belli, idealizador do projeto. Ele destacou ainda a oportunidade de conhecer de perto o cenário político local nos municípios em vista às eleições de 2016 e ver como está a participação dos jovens nas discussões tanto municipais como estadual e federal.

“A cada município que passamos, vemos como mais enriquecedor se torna o projeto. Na semana passada mesmo, estivemos no Norte de Minas, onde tivemos encontros dos mais ricos e didáticos, com jovens politizados e engajados em projetos sociais. A troca de experiência tem proporcionado grandes aprendizados aos jovens a cada viagem”, disse Reinaldo Belli.

A próxima etapa do projeto será na Zona da Mata, no próximo fim de semana. Nos dias 20, 21 e 22 de maio, a caravana irá passar por diversas cidades da região. A programação completa será divulgada até esta quinta-feira (19/05).

Municípios por onde já passou a caravana “A Juventude Aponta o Caminho”

– Alto Paranaíba: Araxá e Patrocínio

– Campo das Vertentes: Nazareno, Ritápolis, São João del-Rei e São Tiago

– Centro-Oeste: Cláudio