Você está em:
IMPRIMIR

Vice-governador destaca relação comercial entre Minas e o Uruguai

20 de fevereiro de 2011

O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, e o secretário de turismo Agostinho Patrus Filho se encontraram, no sábado (19/02), em Punta Del Este, com o presidente  do Uruguai José Mujica. Durante encontro, realizado na Fundação Pablo Atchugarry, eles conversaram sobre a ampliação das relações comerciais e o intercâmbio de turistas entre Minas e o Uruguai.

 

“Temos importantes e potenciais negócios com os uruguaios .Uma posição que, no entanto, pode e deve evoluir muito ainda, como tem evoluído, de maneira geral, em relação a todo o Mercosul. Nesta segunda-feira, iremos inaugurar o primeiro voo direto entre Minas e Montevidéu”, afirmou o vice-governador.

 

O voo Belo Horizonte/Montevidéu é a quinta rota internacional direta operada a partir do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, iniciado desde a implantação do programa Decola Minas, em 2008 para aumentar a oferta de voos partindo de Minas. Em 20 de janeiro, o governador Antonio Anastasia assinou protocolo de intenções com a empresa aérea Pluna para implantação do voo Belo Horizonte/Montevidéu.

 

“O objetivo  é estimular e progressivamente aumentar a oferta de voos partindo e retornando a Minas, ligando a nossa capital aos principais centros emissores de turistas nacionais e internacionais”, destacou o secretário de Turismo Agostinho Patrus.

 

Desde 2008, foram implantados os voos Belo Horizonte/Lisboa (operado pela TAP Portugal); Belo Horizonte/Panamá (operado pela Copa Airlines) e Belo Horizonte / Miami (operado pela American Airlines e TAM Linhas Aéreas). Também participou do encontro realizado em Punta Del Leste, o ministro de Esporte e Turismo  do Uruguai, Hector Lescano.
 

 

Roteiros de Minas

 

No domingo(20/02), o vice-governador e o secretário de Turismo se reúnem com empresários do setor em Punta Del Leste. Nesta segunda-feira (21/02), em Montevidéu, se encontram com a prefeita da capital uruguaia, Ana Oliveira, e participam de entrevista coletiva com a imprensa, onde serão apresentados os projetos turísticos do Governo de Minas e roteiros mineiros que podem ser explorados pelos uruguaios.

 

O vice-governador Alberto Pinto Coelho e o secretário de Turismo Agostinho Patrus retornam para Belo Horizonte, nesta segunda-feira, onde participam da  cerimônia de boas vindas do voo inaugural Montevidéu/Belo Horizonte, no Aeroporto de Confins. A nova rota aérea internacional será operada pela Pluna Linhas Aéreas, quatro vezes por semana, sem escalas.

 

Atualmente, uma viagem de Belo Horizonte a Montevidéu chega a levar 10 horas, em razão de conexões no Brasil e em outras cidades da América do Sul.  Agora, será possível viajar diretamente ao Uruguai em cerca de 3 horas. Antes mesmo da inauguração do voo, mais de 1.000 reservas foram efetuadas, o que demonstra a boa aceitação da nova rota. 

 

Comércio Minas – Uruguai

 

A implantação do novo voo internacional favorecerá as relações comerciais de Minas Gerais com o Uruguai e com todos os países que integram o Mercosul. Em 2010, Minas exportou ao Uruguai US$ 1,1 milhão. Os produtos mais exportados por Minas foram: máquinas de calcular eletrônicas, instrumento e aparelhos de medida, controle ou precisão e produtos farmacêuticos.

 

O comércio entre Minas Gerais e os países do Mercosul cresceu 536,6% no período 2003/2010, atingindo US$ 3,74 bilhões. Isso representa crescimento anual médio de quase 90%. Nesse mesmo período as exportações apresentaram expansão em torno de 490%, enquanto as importações cresceram 619%.

 

Fonte: Agência Minas