Você está em:
IMPRIMIR

Três Pontas: Antonio Anastasia participa de abertura da Expocafé

16 de junho de 2010

O governador Antonio Anastasia participou, nesta quarta-feira, dia 16, da abertura da Expocafé, em Três Pontas, no Sul de Minas. A Expocafé é a maior feira nacional de transferência de tecnologia e de extensão do agronegócio do café e a partir deste ano ela passa a ser organizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Epamig.

Em entrevista a imprensa, o governador Antonio Anastasia frisou da necessidade de se buscar a melhoria da qualidade do café produzido no estado e para tanto, o governo envia a Assembleia Legislativa um projeto neste sentido. “Nós estamos apresentando um projeto de lei que é importante de melhoria de condições de antigos débitos da cafeicultura com bancos do Estado, coisas antigas que estavam criando dificuldades para os produtores. É sempre bom lembrar, que a política oficial do café é de responsabilidade do governo federal. O que o estado pode fazer é o que estamos fazendo, em primeiro lugar, um grande esforço de certificação, ou seja, melhoria na qualidade de produção, transferência técnica, de tecnologia e de excelência do café, como estamos realizando.Na esfera estadual, na área econômica, aos antigos contratos daremos mais prazos de financiamento e discutir com os cafeicultores a questão do seguro”.

O projeto foi apresentado aos cafeicultores mineiros durante a abertura da Expocafé. O evento é realizado em parceria com a Universidade Federal de Lavras, Prefeitura de Três Pontas, União Cooperativa Agropecuária Sul de Minas e Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas. 


Prefeitos

Antes de participar da cerimônia de abertura da Expocafé, o governador Antonio Anastasia teve um encontro com prefeitos da região do Lago de Furnas, quando apresentou os avanços e as parcerias realizadas pelo governo de Minas para garantir melhor qualidade a melhoria da qualidade da água consumida no estado, além das Estações de Tratamento de Esgoto, as Etes. Segundo o governador, em 2003 eram 30 Etes em todo o estado e de lá para cá foram construídas mais 70 Etes, a 100ª será inaugurada nesta quinta-feira em Alfenas, também no lago de Furnas, e até o final do ano serão 166 estações. “Com isso o Estado passa de 27% do esgotamento sanitário tratado para 70%”, completa o governador Antonio Anastasia, que também anunciou que a região será contemplada com o programa Caminhos de Minas, que vai recuperar 223 trechos de estradas.

Ouça Entrevista do governador Antonio Anastasia em Três Pontas


Fonte: PSDB/MG