Você está em:
IMPRIMIR

Rodada de pesquisas eleitorais confirma liderança de Antonio Anastasia

4 de setembro de 2010

Nova rodada de pesquisas em Minas Gerais comprova a virada e a liderança do governador Antonio Anastasia na disputa eleitoral pelo Governo do Estado. Na noite desta sexta-feira, dia 3, foi divulgada, pela Rede Globo, a nova pesquisa Ibope. A medição apontou que o governador obteve 35% das intenções de votos dos mineiros, mantendo a vantagem sobre o candidato do PMDB, Hélio Calixto Costa, que tem 33%. Os números confirmam a virada de Anastasia nas eleições em Minas, já apontada pelos números do Ibope divulgados no sábado passado.

O Ibope mostrou também que Antonio Anastasia seria hoje o vencedor das eleições para o Governo de Minas num eventual segundo turno com 37% das intenções de voto contra 36% de Costa.   A pesquisa apontou também que 23% dos eleitores mineiros permanecem indecisos. No sábado passado, o instituto já mostrava o crescimento de Antonio Anastasia nas eleições em Minas. Ele saiu de 27% para 35% das intenções de voto.  Já o candidato do PMDB caiu de 38% para 33%.

A nova pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro e tem margem de erro de dois pontos percentuais. Foram entrevistados 1.806 eleitores. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 66.911/2010.

 

Disparada de Antonio Anastasia

A disparada da candidatura de Antonio Anastasia na preferência dos eleitores mineiros já havia sido comprovada na manhã desta sexta-feira, dia 3, com a divulgação de duas novas pesquisas. Na medição realizada pelo Datafolha, o governador subiu 18 pontos nas intenções de voto no Estado em menos de um mês. Estes resultados comprovam o que vem sendo percebido nas viagens realizadas pelo governador no interior de Minas Gerais, de que é cada vez maior o reconhecimento da população pelo trabalho desenvolvido por Anastasia, nos últimos oito anos, ao lado do ex-governador Aécio Neves.

Ao longo de todo o dia de ontem, Antonio Anastasia, o ex-governador Aécio Neves e Itamar Franco, candidatos ao Senado Federal pela coligação “Somos Minas Gerais” foram recepcionados por centenas de pessoas nas cidades de Araçuaí e Almenara, no Vale do Jequitinhonha e em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Na pesquisa Datafolha realizada entre os dias 9 e 12 de agosto, Antonio Anastasia tinha 17% das intenções de voto. Nos números divulgados no dia 27 do mês passado, ele tinha 29%.  Agora Anastasia já tem 35% das intenções de voto. Os números do Datafolha também mostraram que a situação do principal adversário do governador é diferente. O candidato do PMDB, Hélio Calixto Costa, continua caindo nas pesquisas. Ele ficou estacionado durante todo o mês de agosto e, na pesquisa de ontem, apresentou uma queda de três pontos, passando de 43% para 40%. O número de eleitores que ainda não sabem em quem votar representa 15%, segundo o Datafolha.

A nova pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Foram ouvidos 1.652 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 66737/2010.

 

DataTempo também confirma crescimento de Anastasia

O crescimento da candidatura do governador Antonio Anastasia também foi comprovado pela pesquisa DataTempo/CP2, divulgada ontem. Na medição onde os eleitores declaram espontaneamente o voto ao candidato escolhido, o governador Antonio Anastasia tem 25% da preferência da população e está à frente do seu principal adversário que tem 24%.

Na pesquisa estimulada, o DataTempo/CP2 também mostrou uma grande arrancada de Antonio Anastasia, que está a apenas cinco pontos  de ultrapassar o seu principal adversário. Na pesquisa divulgada em agosto, Anastasia tinha 22% das intenções de voto. Agora ele tem 35% das intenções. Um crescimento de 13 pontos percentuais.

Seguindo a tendência já apontada pelos institutos Ibope, Datafolha e Vox Populi, o candidato do PMDB, Hélio Calixto Costa, também caiu na pesquisa DataTempo/CP2. Ele tinha 44% e agora tem 40%. O número de eleitores que ainda não escolheram o seu candidato é de 15%, segundo o DataTempo/CP2.

A nova pesquisa DataTempo/CP2 foi realizada entre os dias 27 e 29 de agosto e ouviu 2.062 pessoas. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TRE-MG com o número 26.992/2010.