Você está em:
IMPRIMIR

PSDB MG ajuíza representação no TRE contra Hélio Costa

18 de maio de 2010

O Secretário Geral do PSDB de Minas Gerais, deputado Lafayette de Andrada, anunciou nesta terça-feira, dia 18, durante coletiva à Imprensa na sede do partido, que o PSDB está ajuizando uma representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral contra o senador Hélio Costa, alegando campanha política antecipada. Segundo o Secretário do PSDB, Hélio Costa teria se utilizado das chamadas tele-aulas – programas do PMDB veiculados via satélite e que atingem cerca de 500 municípios, para fazer propaganda eleitoral, e inclusive “tecer elogios ao seu futuro Governo. Esse procedimento caracteriza claramente campanha antecipada, o que só pode acontecer, de acordo com a  lei eleitoral, a partir do dia 5 de julho.”, explicou Lafayette de Andrada. Segundo ele,”Hélio Costa está fazendo campanha de maneira flagrante”.

O secretário geral do PSDB também rebateu o senador Hélio Costa, “ao afirmar, por exemplo, que Minas vem perdendo terreno em vários setores como o turismo e na atração de novas empresas e que o estado também não estaria pagando sua dívida com a União, o senador demonstra um completo desconhecimento da realidade de seu estado, ou que optou pelo caminho da mentira”, afirmou ele.

Desmentindo as declarações de Costa, Lafayette ainda explicou que a verdade é bem diferente. “A realidade dos números mostra que Minas vem atraindo cada vez mais empresas principalmente na Zona da Mata. Com relação ao turismo, Minas é hoje o segundo destino mais procurado do país, e não o sexto, como afirmou levianamente Hélio Costa. Além disto, Minas  vem pagando por ano à União cerca de R$ 2 milhões, um valor pesado para o estado, e que ele, como ministro do Governo Lula, nada fez para atenuar.

Lafayette de Andrada também informou que ainda esta semana o site do PSDB vai trazer um link que terá como objetivo esclarecer a população. “Todas as vezes que o senador Hélio Costa inventar novas mentiras, elas serão desmascaradas através deste link de informações, que trará os números e os fatos verdadeiros É uma prestação de serviço à comunidade”, esclareceu.

Confira íntegra da nota oficial do partido:

NOTA OFICIAL

O PSDB de Minas Gerais vem a público repudiar e manifestar preocupação com a conduta de nossos adversários neste momento de pré-campanha eleitoral. Não bastasse o uso acintoso do horário eleitoral pelo PT para uma escancarada campanha eleitoral extemporânea, ocorrida semana passada, não bastassem os dados falsos que vêm sendo divulgados pelo pré-candidato ao governo Hélio Costa sobre o governo estadual, estamos sendo surpreendidos neste momento com a utilização de instrumentos de alta tecnologia para uma campanha que fere frontalmente a legislação eleitoral.

O candidato Hélio Costa utilizando de estrutura de vídeo conferência e estimulando, inclusive, o uso da rede de ensino, num flagrante e condenável ilícito eleitoral, se coloca em plena campanha na busca de votos, revelando descaso com a legislação eleitoral, desrespeito ao processo democrático e ao próprio eleitor. Em material oficial, o PMDB estimula claramente o descumprimento do artigo 73 inciso I da Lei 9.504/97, ao sugerir a utilização de escolas.

O PSDB de Minas Gerais está entrando com uma representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral para que estes abusos sejam coibidos e para que se restabeleça a normalidade da disputa eleitoral.

Contudo, mais importante que esta medida é o alerta que fazemos a toda sociedade para que possamos reagir àqueles que pensam que estão acima da lei e que podem impor a sua vontade numa disputa eleitoral, onde a principal autoridade de escolha é a do cidadão.

É preciso condenar a lógica adotada por setores partidários de que o crime eleitoral compensa e rechaçar com veemência a escolha da mentira como caminho para o debate eleitoral.

Estaremos de plantão denunciando esta situação, cobrando transparência e exigindo o cumprimento da lei.

Belo Horizonte, 18 de maio de 2010

Deputado Federal Narcio Rodrigues
Presidente do PSDB de Minas Gerais

Fonte: PSDB/MG