Você está em:
IMPRIMIR

Plano de Governo de Anastasia incluirá criação de áreas francas no interior

30 de julho de 2010

O governador Antonio Anastasia antecipou que, se reeleito, implantará áreas francas em algumas regiões de Minas Gerais. A iniciativa é um dos importantes pontos de seu plano de governo, que está sendo elaborado para os próximos quatros anos. As áreas francas contarão com incentivos fiscais especiais que poderão atrair novas empresas e gerar ainda mais empregos em regiões que ainda precisam de estímulo do Estado para se desenvolver. Segundo Antonio Anastasia, as áreas francas no interior também servirão para reduzir as desigualdades regionais e promover a vocação de cada uma das regiões.

O primeiro município a receber uma das novas áreas será Governador Valadares (Vale do Rio Doce), onde o governador participou nesta quinta-feira, dia 29, de ato político em apoio à sua candidatura à reeleição.

“Essas áreas irão, na verdade, identificar as vocações regionais, o que vai acontecer no Rio Doce, no Mucuri, naquelas regiões que ainda dependem de uma ação mais efetiva do Governo do Estado para diminuir a desigualdade”, afirmou o governador.

Antonio Anastasia explicou que o Governo do Estado vai adotar legislação tributária especial para atender as áreas francas que também poderão contar com linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

“Vamos criar um mecanismo de incentivos através da legislação tributária e também através de crédito do BDMG e dos organismos do Estado. Precisamos ter indústrias que sejam âncoras e ao redor delas seja feita uma espécie de cinturão de fornecedores para gerar empregos de qualidade”, afirmou o governador.

A criação das áreas francas no interior de Minas atende ao principal objetivo do novo plano de governo, que propõe uma terceira etapa no processo de desenvolvimento econômico e social do Estado, com maior regionalização dos programas e ações. As principais políticas de governo serão elaboradas observando as condições de vida da população em cada área do Estado, buscando reduzir as severas diferenças regionais e promover a vocação de cada uma das regiões.

O Estado priorizará a descentralização das ações administrativas por meio de redes de parceria com a sociedade, estruturadas com o suporte das lideranças políticas e prefeituras. Em linhas gerais, o Choque de Gestão e o Estado para Resultados trouxeram o governo para perto do cidadão. Agora o cidadão será levado para dentro do governo, atuando de forma partilhada e com base na solidariedade.

 

União de Forças

Um dia após receber o apoio de lideranças políticas do Alto Paranaíba, em Patos de Minas, Antonio Anastasia, ao lado do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, e do candidato à Presidência José Serra, voltou a agrupar em torno de sua candidatura importantes líderes políticos do Vale do Rio Doce. Em Governador Valadares, Antonio Anastasia recebeu o apoio do vice-prefeito Geremias de Brito (PSL), no lançamento de sua candidatura a deputado federal.

Durante evento realizado para 300 pessoas, o governador foi saudado com entusiasmo por lideranças políticas e empresariais de Governador Valadares. Na visita ao município, Antonio Anastasia também recebeu o apoio da presidente da Câmara de Vereadores, Dilene Dileu (DEM), do ex-prefeito Bonifácio Mourão (PSDB) e do deputado Jayro Lessa (DEM) e de outros candidatos a vagas na Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados.

O vice-prefeito, Geremias de Brito, afirmou que os mineiros devem confiar na continuidade da gestão Aécio NevesAntonio Anastasia para que o Vale do Rio Doce continue a crescer.  “Em Valadares, o Governo do Estado tem sido parceiro do atual governo municipal e do governo anterior. O Governo de Minas vem dando suporte a todas políticas públicas de Valadares e do Vale do Rio Doce. Nas minhas andanças, não imaginava encontrar tanto progresso com abertura de novas estradas. Isso é crescimento econômico. É respeitabilidade do cidadão. Isso é progresso e esse progresso não pode parar”, afirmou o vice-prefeito de Governador Valadares.

 

Credibilidade do governador

 
O ex-prefeito de Governador Valadares, Bonifácio Mourão (PSDB), destacou que a união de lideranças políticas em torno da candidatura de Antonio Anastasia é resultado da credibilidade do trabalho do governador que promoveu o desenvolvimento econômico e social de Minas.

“É o resultado da competência demonstrada ao lado do governo Aécio Neves, quando Anastasia foi secretário de Planejamento e coordenou todas as ações do Estado. Em seguida, manteve a qualidade como vice-governador, com funções mais abrangentes. Anastasia e Aécio Neves fizeram um dos melhores governos da história de Minas Gerais. Minas nunca viveu um época de tantas obras como essa de agora”, ressalta o ex-prefeito.

Ao manifestar o apoio a Antonio Anastasia, o deputado Jayro Lessa (DEM), ressaltou que Minas precisa dar continuidade ao trabalho iniciado com Aécio Neves e Antonio Anastasia. “Tudo é em função do trabalho iniciado pelo governador Aécio Neves, que teve um ótimo governo. Agora todo mundo quer o Anastasia para dar continuidade ao trabalho”, disse.