Plano de Ação

5 de maio de 2010

Viabilizar, apoiar e eleger o maior número possível de jovens líderes tucanos nas eleições de 2008 no Estado de Minas Gerais.

Aumentar e fortalecer a participação da Juventude do PSDB-MG na juventude tucana nacional.

Criar a JPSDB em todos os municípios onde houver diretórios do PSDB. A última Executiva Estadual do PSDB, a pedido do presidente da Juventude, Reinaldo Oliveira Batista, determinou que todos os Diretórios Municipais devidamente constituídos devem manter, também, a Juventude e o PSDB Mulher, respectivamente, em seu diretório.

Aumentar a integração e comunicação entre os diretórios da JPSDB do interior e a executiva estadual da JPSDB, utilizando para tanto todos os meios de comunicação existentes e dando prioridade àqueles de baixo custo, como e-mails, MSN e Skype.

Dividir o Estado em regiões para atuação da Juventude tucana e definir cidades-pólo para serem centros regionais da JPSDB, de forma a facilitar o trabalho da juventude em eleições e aumentar a atuação da JPSDB dentro do Estado.

Aumentar a integração das juventudes municipais na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estabelecendo projetos em conjunto e atuando de maneira integrada em eventos do partido e em eventos ligados a jovens.

Estabelecer reuniões ordinárias trimestrais, semestrais ou anuais entre os membros dos diretórios municipais e a executiva estadual da JPSDB.

Manter reuniões quinzenais da Executiva na sede do PSDB-MG.

Aumentar a participação de jovens tucanos em todas as entidades ou setores da sociedade civil que tenham espaço para jovens. Naquelas onde não houver representantes da JPSDB, deveremos descobrir jovens que compartilhem das nossas idéias e trazê-los para a Juventude tucana.

Fortalecer e incentivar a participação da JPSDB no movimento estudantil, dando apoio aos jovens tucanos que participem de DAs, DCEs e grêmios estudantis, para, desta forma, aumentarmos nossa representatividade na UNE, UEE e outras entidades estudantis.

Aproximar o trabalho dos parlamentares do PSDB-MG dos jovens tucanos, trazendo parlamentares para eventos como o “Olho Vivo”(projeto similar ao programa Roda Viva da TV Cutura).

Criação Laboratórios de Aprendizagem Política (LAPs) em parceria com o Instituto Teotônio Vilela (ITV-MG), para a formação dos jovens tucanos tanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte quanto em cidades-pólo do Estado.

Aumentar as informações sobre os programas do Governo do Estado voltados para a juventude (ex: Poupança Jovem e Fica Vivo) entre os jovens tucanos, para que estes atuem dentro de sua área de influência como propagadores destas ações.

Aumentar a participação dos jovens tucanos na internet, seja em sites de relacionamentos ou em blogs e sites ligados à juventude.

Criar um espaço na internet para a divulgação de todos os eventos com participação da Juventude tucana de Minas ou de jovens tucanos.

Incentivar a discussão de idéias ligadas às políticas de juventude e políticas públicas de maneira geral, gerando, sempre que possível, pareceres ou resoluções.