Plano de Ação

5 de maio de 2010

O PSDB Mulher de Minas Gerais tem atuado de forma permanente no sentido de identificar e buscar novas lideranças femininas, como forma de assegurar maior participação de mulheres na vida partidária e nos pleitos eleitorais.

O aumento da participação feminina frente aos diretórios e comissões provisórias municipais de 2005 para 2007 foi significativo (aumento de 50%), o que demonstra que as mulheres estão mais motivadas a participarem da vida partidária. Da mesma forma, o diretório estadual tem hoje assegurada 30% das vagas para mulheres, inclusive na comissão executiva.  Até 2005, a participação feminina era de apenas 10%.

Metas e Ações Prioritárias para 2008

Criação e instalação do PSDB Mulher nos municípios com mais de 100.000 habitantes, com o fortalecimento do PSDB Mulher nos municípios onde já  estiver instalado;

Capacitação de 70% das integrantes da executiva estadual e elevação, de 30% em média, do número de  vereadoras, prefeitas e vice- prefeitas nas eleições municipais de 2008 em relação a 2004;

Estabelecimento de meta para que cada executiva do PSDB Mulher realize uma reunião mensal e divulgação das ações vitoriosas do Governo Aécio Neves para 100% das candidatas;

Revisão do  regimento interno;

Incremento dos processos de comunicação interna e externa e estabelecimento de parcerias com todos os  segmentos do partido e da sociedade civil liderados por mulheres;

Criação e disponibilização de programas de rádio voltados para as mulheres e instituição do Banco de Dados Mulheres além do seu tempo;

Mapeamento de localidades onde já exista a representação do PSDB Mulher com definição de cronograma de visitas aos  municípios;

Criação do segmento PSDB Mulher em municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e estruturação das instalações das executivas municipais;

Promoção de curso de capacitação para pré-candidatas a vereadoras, prefeitas e vice- prefeitas;

Divulgação do Manual da Candidata em todos os diretórios do PSDB, com formação de equipe permanente para dar suporte  às candidatas, bem como orientação das candidatas quanto a material de campanha, legislação eleitoral e temas afins;

Viabilização de treinamento em parceria com o Instituto Teotônio Vilela, à distância e presencial;

Investimento em capacitação política de um grupo de 10 mulheres, para atuar como facilitadoras em cursos de formação política para as demais lideranças;

Elaboração e execução de um Plano de Ação para cada Coordenadoria e intensificação do marketing institucional;

Criação do Informativo do PSDB Mulher, realização de um encontro estadual das regionais do PSDB Mulher  e elaboração do Projeto Rede de Interação Tucana (RIT).

Metas e Ações Prioritárias para 2009

Criação da biblioteca virtual e capacitação de 50% das integrantes do secretariado da mulher;

Criação e instalação do PSDB Mulher nas cidades com mais de 50.000 habitantes e fortalecimento do PSDB Mulher nos municípios onde já estiver criado;

Mobilização de lideranças estratégicas femininas para candidaturas às eleições proporcionais  estadual e federal de 2010;

Promoção de cursos de capacitação à distância e presencial;

Elaboração e execução de um Plano de Ação para cada Coordenadoria;

Realização de Seminário Estadual para todas as lideranças femininas.

Metas e Ações Prioritárias para 2010

Estabelecimento de cronograma de visitas aos municípios pólo;

Criação do PSDB Mulher em todos os municípios com mais de 20.000 habitantes;

Garantia de 30 % das vagas para candidaturas nas chapas proporcionais;

Orientação às candidatas quanto a: material de campanha, legislação eleitoral e temas afins.