Você está em:
IMPRIMIR

Pesquisa Datafolha: Anastasia lidera intenção de voto em BH e RMBH

31 de agosto de 2010

O governador Antonio Anastasia lidera com folga as intenções de voto em Belo Horizonte e na Região Metropolitana em pesquisa espontânea do Instituto Datafolha. Pesquisa completa divulgada pelo instituto, nesta segunda-feira, dia 30, mostra que o governador tem 31% das intenções de voto na capital, quando os eleitores declaram espontaneamente em quem irão votar no dia 3 de outubro. O principal adversário, Hélio Calixto Costa, do PMDB, foi citado por apenas 15% dos entrevistados, uma diferença de 16 pontos percentuais. O crescimento do governador Antonio Anastasia foi de nove pontos percentuais desde a última pesquisa, divulgada no dia 16.

Na Região Metropolitana, Antonio Anastasia cresceu seis pontos e foi citado por 24% dos eleitores pesquisados. O candidato do PMDB caiu um ponto e ficou com apenas 12%. Os números do Datafolha confirmam que Antonio Anastasia tem ampla preferência da população mineira nas regiões onde ele é mais conhecido. A liderança do governador Antonio Anastasia também é comprovada em todo o Estado. Ele tem 17% das intenções de voto em Minas Gerais, três pontos a mais que Hélio Calixto Costa.  A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 23 e 24 de agosto.

A pesquisa Datafolha ouviu 1.261 pessoas, em 52 municípios de Minas Gerais. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 64.318/2010.

 

Preferência confirmada

Na pesquisa do Ibope divulgada no último sábado (28/08), o governador Antonio Anastasia já ultrapassou Hélio Calixto Costa.  Antonio Anastasia tem 35% das intenções de voto contra 33% do seu principal adversário, que caiu cinco pontos em menos de uma semana.

Os novos números do Ibope mostraram ainda que, na soma dos votos válidos, o governador Antonio Anastasia tem 49% das intenções de voto e está apenas a um ponto e mais um voto de vencer as eleições em Minas no primeiro turno. No caso de um eventual segundo turno, Antonio Anastasia também seria eleito. Segundo o Ibope, ele tem 37% das intenções de voto contra 36% do outro candidato.

 

Pesquisa EM Data

A primeira rodada da pesquisa realizada pelo Instituto EM Data desde o início da disputa eleitoral também confirma a virada das eleições em Minas Gerais. Os números divulgados hoje, dia 30, mostram que na pesquisa onde os eleitores declaram espontaneamente o voto ao candidato escolhido, Antonio Anastasia tem 21% da preferência dos eleitores e está a um ponto percentual de ultrapassar o seu principal adversário, Hélio Calixto Costa, do PMDB.

A pesquisa mostra uma clara tendência de crescimento da candidatura de Antonio Anastasia, pois 55% dos mineiros querem a continuidade dos programas e ações do atual Governo de Minas. Os números também revelam que 52% dos entrevistados já aprovam a gestão do atual governador, no cargo há apenas cinco meses.