Você está em:
IMPRIMIR

Minas instala Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional

25 de março de 2011

O governador Antonio Anastasia empossou, nesta sexta-feira (25), no Palácio Tiradentes, o presidente do Conselho de Segurança Alimentar de Minas Gerais (Consea-MG), Dom Mauro Morelli, e o secretário-geral do Conselho, Manoel Costa, secretário extraordinário de Estado de Regularização Fundiária. Durante a solenidade, também foi realizada a instalação do Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, que vai auxiliar o Governo de Minas na articulação, acompanhamento e avaliação da execução da Política e do Plano Estadual sobre o tema.

 

Durante a solenidade, Antonio Anastasia destacou que o estímulo à alimentação saudável é fundamental para o futuro da sociedade. Segundo ele, uma criança tem sua capacidade de aprendizado reduzida quando não possui qualidade nutritiva. “Sabemos que uma criança subnutrida praticamente não tem esperança porque ela dificilmente terá aprendizagem. Além das questões de saúde, teremos a dificuldade de aprendizado muito grave e, por consequência, esta criança será uma pessoa com dificuldades de ser um cidadão inserido na sociedade, produtivo, prestando o papel no dia a dia da nossa sociedade. Por isso, devemos combater de maneira bastante vigorosa a desnutrição, levando qualidade nutricional às pessoas”, disse.

 

O governador parabenizou o presidente do Consea, Dom Mauro, por seu intenso trabalho realizado em prol das famílias mineiras. “Dom Mauro já está fazendo aqui em Minas Gerais mais de 12 anos de dedicação a uma tarefa que é única. Com seu empenho, ousadia, empreendedorismo e, sobretudo, com sua credibilidade e fé, tem modificado o panorama de desnutrição. Mais uma vez agradeço o seu trabalho voluntário a favor dos mineiros e dos brasileiros nesse órgão por ele idealizado e que preside com tanta maestria”, afirmou. 

 

Redução da desnutrição

 

Desde a criação do Consea-MG, em 1999, Minas Gerais tem registrado importantes avanços na redução da desnutrição. O consumo calórico médio da dieta mineira é expressivo, situando-se em 2.195 kcal, a terceira mais elevada do país. A taxa de desnutrição no Grande Norte, região mais pobre do Estado, registrou queda de 55% entre 2003 e 2009, passando de 11,6 crianças, por grupos de 10 mil crianças de 0 a 4 anos, para 4,2 crianças atendidas nas unidades de saúde da região.

 

O novo presidente do Consea-MG, Dom Mauro Morelli, destacou o papel da qualidade alimentar no processo de aprendizagem dos jovens. “A educação é decisiva para a realização do ser humano. Para uma criança estudar, ela deverá estar devidamente alimentada e nutrida. Desnutrida, uma criança não atinge o grau de inteligência que deveria atingir. Temos que ser um povo alimentado, nutrido e bem educado, assim teremos desenvoltura, bom humor, inteligência e criatividade”, ressaltou. 

 

Ações articuladas

 

Instituído por meio do decreto, em março de 2011, o Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável será formado pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, pelo presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-MG), dom Mauro Morelli, e pelos secretários e subsecretários de Estado vinculados ao conselho, entre eles, os representantes das pastas da Educação; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Casa Civil e Relações Institucionais; Fazenda; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Regularização Fundiária; e Direitos Humanos.

 

Segundo Dom Mauro Morelli, o objetivo do Comitê Temático é coordenar toda ação de Governo em um Plano Estadual. “Temos a vocação neste Estado, rico em alimentos, para colocar isso em prática. Uma ação planejada vai nos ajudar a produzir alimentos saudáveis, adequados e solidários. Há todo um processo de plantio, colheita, armazenamento, estocagem, preparo e de consumo. O Comitê vai definir metas e indicadores de trabalho. Agora, é o momento de avaliação de realidade, definição de caminhos e opções”, explicou.

 

O comitê se reunirá uma vez a cada trimestre e apresentará ao Consea-MG a proposta do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, em prazo hábil, para inserção dos programas e das ações governamentais necessários à implementação da política de segurança alimentar no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e em suas respectivas revisões.

 

Participaram da solenidade, os secretários Maria Coeli Simões Pires (Casa Civil e Relações Institucionais); Ana Lúcia Gazzola (Educação); Elmiro do Nascimento (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Adriano Magalhães (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável); Leonardo Colombini (Fazenda); Carlos Melles (Transportes e Obras Públicas); Gláucia Brandão (subsecretária de Direitos Humanos); o assessor especial de Políticas Sociais do Governo de Minas, Marcelo Garcia; além de deputados estaduais.

 

Fonte: Agência Minas