Você está em:
IMPRIMIR

Minas entre os quatro estados com menor índice de homicídios

20 de junho de 2012

Levantamento confirma dados do Mapa da Violência publicado pelo Ministério da Justiça

 

Os índices de homicídios registrados em Minas Gerais são menores do que os registrados no Distrito Federal e em 22 estados da Federação. É o que revela pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, a taxa de 18,7 casos a cada 100 mil habitantes registradas no Estado em 2009 (último ano da série histórica analisada) só é maior do que os índices registrados em São Paulo, Santa Catarina e Piauí. Em outras palavras: Minas ocupa o 4º lugar no ranking dos estados com menos homicídios.

O estudo do IBGE – que é realizado a cada dois anos a partir de números do Ministério da Saúde – revela também que a taxa de homicídios de Minas está abaixo do índice médio nacional de 27,1 casos a cada 100 mil habitantes. O Estado está ainda à frente dos dois outros estados da região Sudeste – Espírito Santo e Rio de Janeiro.

No levantamento anterior feito pelo IBGE, que baseou-se em dados de 2007, Minas aparecia com taxa de 20,9 homicídios por 100 mil habitantes, ocupando o 19º lugar no ranking nacional (atrás de sete estados). Na nova pesquisa, divulgada nesta semana, o Estado melhora sua posição, subindo para a 24ª posição no ranking nacional (atrás apenas de três estados).

O subsecretário de Integração do Sistema de Defesa Social, Robson Lucas da Silva, ressalta a qualificação das polícias mineiras, os crescentes investimentos no Sistema de Defesa Social e o processo de integração das forças de segurança como os principais fatores que levaram Minas ao bom posicionamento no ranking de taxas de homicídios do IBGE. “Com a integração, possibilitamos que Seds, Sistema Prisional, Sistema Socioeducativo, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros compartilhem, periodicamente, informações de inteligência e possam coordenar ações estratégicas de forma mais eficaz”, afirma.

Dados similares ao do Mapa da Violência

A pesquisa do IBGE confirma os dados do Mapa da Violência 2012, estudo comparativo sobre a violência nos Estados, publicado no início deste ano pelo Ministério da Justiça em parceria com o Instituto Sangari.

A Mapa da Violência aponta que em 2010 (último ano da série analisada) Minas registrou um índice de 18,1 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Essa taxa também coloca o Estado na 4ª melhor posição do ranking, atrás apenas de Santa Catarina, Piauí e São Paulo– uma situação semelhante à que aparece na recém-divulgada pesquisa do IBGE  (veja tabela abaixo).

Dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) demonstram que, na comparação com 2004 – ano em que começou a ser implantado o atual modelo de segurança pública de Minas, que inclui políticas de integração das ações das polícias e de prevenção e combate à criminalidade – a taxa de crimes violentos no Estado (que inclui crimes contra a vida e contra o patrimônio) caiu 48,80%. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), área que historicamente concentra o maior número de ocorrências, a taxa de crimes violentos caiu 53,7%  no mesmo período.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em novembro de 2011 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Minas Gerais é proporcionalmente ao orçamento, o Estado que investe mais em segurança pública no país: 13,4% do total dos recursos. De 2003 a 2010, o Governo de Minas destinou quase R$ 34 bilhões para essa área estratégica.

Fonte: Agência Minas