Você está em:
IMPRIMIR

História

5 de maio de 2010

O PSDB Mulher de Minas Gerais foi criado em 12 de abril de 2002, tendo como presidente a deputada estadual Elbe Brandão.  Em setembro de 2005, assumiu a presidência Valquiria Noronha, que, em maio do ano seguinte, se afastou por problemas de ordem pessoal. Assumiu o cargo Eliana Piôla, que em novembro de 2007 foi reeleita presidente para o biênio 2007/2009.

O PSDB Mulher em Minas tem marcado sua trajetória recente pela maior integração com outros segmentos partidários e com os vários municípios mineiros. De 2005 para cá, publicou seu Regimento Interno, participou de convenções nacionais em Brasília e passou por uma organização estrutural e administrativa de sua Executiva Estadual em 2006, consolidando-se como segmento partidário e buscando integração com outros segmentos da agremiação.

Também em 2006, participou do IV Congresso Nacional do PSDB Mulher, que contou com a presença de mais de 400 mulheres representantes de 23 estados do Brasil, e elaborou o manual para instalação do PSDB Mulher nos municípios. No mesmo ano, assumiu a coordenação do Comitê Feminino durante a campanha de reeleição do governador Aécio Neves e também a coordenação do Comitê Feminino Itinerante, com as atribuições de realizar campanha do candidato no interior do Estado e identificar lideranças femininas em Minas.

Em 2007, o PSDB Mulher realizou palestras pelo interior, em cidades como Contagem, Divinópolis, Uberaba, Ipatinga, Paracatu, Ituiutaba e Sete Lagoas. Realizou, ainda, o 1º Encontro Estadual de Lideranças Femininas do PSDB Mulher, onde foi aprovada a Carta de Minas, que reivindica participação de 50 % para mulheres nos diretórios nas esferas municipal, estadual e federal. Também participou da Convenção Nacional em Brasília, com uma comitiva de 40 mulheres.

Em parceria com a Juventude  PSDB-MG, participou ainda do Natal Solidário de Mãos Dadas. Em 2008, elaborou o Manual da Candidata e realizou a Caminhada Pão, Rosas e Poder, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, tema também usado em outros estados.