Você está em:
IMPRIMIR

Governo de Minas Gerais presta assistência a mais de 444 mil agricultores

15 de julho de 2010

O trabalho de assistência e extensão rural para a agricultura familiar desenvolvido pelo Governo de Minas cresceu 80% entre 2002 e 2010. Os técnicos da Emater-MG orientam e colaboram para o crescimento da produção e da qualidade de vida de 444 mil pequenos agricultores. O número é muito superior ao que era há nove anos, quando a empresa atendeu 246 mil agricultores familiares do Estado.

Minas conta com 437 mil propriedades da agricultura familiar, cerca de 10% do total do país, segundo os dados do Censo Agropecuário do IBGE. O número dos estabelecimentos familiares também representa 79% de todas as propriedades rurais do Estado. Nos últimos anos, a Emater-MG ampliou o número de escritórios no interior para atendimento aos agricultores. A empresa está presente em 790 municípios. A agricultura familiar de Minas é responsável por 84% da produção estadual de mandioca, 47% da produção de milho, 45% da produção de leite e 32% da produção de feijão e café.

O produtor Luiz Carlos Rodrigues Oliveira, de Montes Claros, no Norte do Estado, começou a produzir doces cristalizados com a orientação da Emater-MG. Ao lado da esposa, fabrica 300 quilos de doces por m&ecir