Governo de Minas assina PPP para construção de rodovia em Vespasiano

23 de novembro de 2010

O governador Antonio Anastasia assinou nesta terça-feira (23/11), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa Cimentos Liz, instalada em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com investimento estimado em R$ 9,8 milhões, o projeto consiste na construção de uma via que ligará a avenida Portugal, onde está localizada a sede da empresa, à rodovia MG-010, retirando o trânsito de caminhões pesados do centro de Vespasiano. A nova via terá extensão de 2,1 quilômetros.

Caberá ao Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), a realização da licitação para a contratação das obras e execução do projeto. A Cimentos Liz participará como pagadora e a Prefeitura Municipal de Vespasiano se encarregará da questão ambiental e desapropriações necessárias para a realização das obras. Segundo a diretoria da empresa, a obra tem um prazo de realização previsto de 10 a 12 meses.

“Só o fato de podermos fazer por essa nova via todo o escoamento da produção direto para a MG-010, vai aliviar de uma forma muito significativa o trânsito na avenida Portugal. Nós movimentamos entre 300 a 400 caminhões por dia, nas 24 horas. Todo esse trânsito passará para a nova via. No geral, estimamos que a redução do fluxo será de 30% a 35% no centro da cidade”, disse o diretor presidente da Cimentos Liz, Paulo Vasconcelos.

Instalada nas cidades de Lagoa Santa e Vespasiano, na RMBH, desde 1976, a Cimentos Liz está em processo de expansão, com investimentos estimados em R$ 500 milhões no aumento de produção e logística. Atualmente, a Cimentos Liz produz cerca de 1,8 milhão de toneladas de cimento por ano. Após a expansão, a produção passará para cerca de 3,5 milhões de toneladas.

Fonte: Agência Minas