Governo Antonio Anastasia firma convênio com Fundação Cousteau

17 de junho de 2010

O governador Antonio Anastasia assinou, nesta quinta-feira, dia 17, no Palácio Tiradentes, protocolo com a Fundação Jacques Cousteau estabelecendo cooperação técnico-científica para o desenvolvimento e execução de programas e projetos voltados para a pesquisa, conservação e educação ambiental, com prioridade para os temas ligados aos recursos hídricos em Minas Gerais.  “Somos um estado com grande riqueza nos recursos hídricos e, por isso, a importância dessa parceria com uma fundação tão renomada”, destacou o governador em seu pronunciamento.

A presidente da Fundação, Francine Cousteau, viúva do comandante Jacques Cousteau, destacou que não poderia haver melhor momento para firmar a parceria com Minas Gerais e celebrar a memória de Cousteau, já que neste ano de 2010 se comemora seu centenário. Francine veio ao Brasil a convite do deputado federal Narcio Rodrigues, também presidente do PSDB/MG.

A agenda teve início em Brasília, nesta quarta-feira, dia 16, onde foi assinada a autorização de liberação de recursos, pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, no valor de R$ 22,6 milhões destinados à implantação do Centro UNESCO-Cousteau de Ecotecnia.  Outro projeto que foi assinado com o ministro Sérgio Rezende, é o do  Espaço Cousteau para as Águas. Tanto o Centro de Ecotecnia como o Espaço Cousteau para as águas funcionarão  integrados, e ao lado do Instituto HidroEx, em Frutal, no Triângulo Mineiro. Os dois projetos citados acima são frutos de parceria entre a  UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – a Fundação Cousteau e o Instituto HidroEX.   Ainda em Brasília, Francine Cousteau também recebeu  a medalha do  Mérito Legislativa, concedida pela Câmara dos Deputados.

Leia matéria completa
Governo firma parceria para estudos sobre recursos hídricos