Governador defende criação de programa para turismo religioso

17 de maio de 2010

O governador Antonio Anastasia afirmou, neste sábado, dia 15, em Campos Altos, no Alto Paranaíba, que o Governo do Estado estuda a implantação de um programa destinado exclusivamente a estimular o turismo religioso em Minas Gerais. O governador visitou o Santuário de Nossa Senhora Aparecida que recebe milhares de turistas por ano e é reconhecido pelo Vaticano como centro de peregrinação.

“Tivemos aqui uma ideia muito adequada e que irá refletir positivamente em Campos Altos e vai se irradiar pela região e em muitas outras cidades. Trata-se de lançar algo que não fizemos ainda que é um programa dedicado exclusivamente ao turismo religioso de Minas Gerais e, é claro, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Campos Altos será um desses destinos”, ressaltou Antonio Anastasia.

O governador afirmou que Minas Gerais tem condições de se consolidar como o principal polo de turismo religioso do país. Ele afirmou que ao estimular o turismo religioso, o Governo do Estado está preservando o comportamento cívico, a história, tradição e os valores espirituais dos mineiros.

“Acredito que Minas pela sua tradição religiosa possa, de maneira muito vigorosa, ser colocada dentro de um novo programa para termos turistas do Brasil inteiro vindo ao Estado para apresentar a sua fé religiosa e Campos Altos, tendo aqui um belo santuário, deve ser tratado com prioridade. Temos condições de potencializar esse turismo religioso, mas antes é preciso melhorar a infraestrutura, o que já estamos fazendo com os aeroportos, estradas, com saneamento, segurança, saúde “, completou.

Santuário

Durante a visita ao santuário, Antonio Anastasia esteve acompanhado por Francisco Sebastião Ferreira, o Chico Raimundo, o criador do santuário. Em 1951, após ter alcançado uma graça que transformou sua vida, ele construiu uma pequena capela em devoção a Nossa Senhora Aparecida, que deu origem ao complexo religioso que forma hoje o santuário.

O governador visitou a igreja de dois pavimentos, revestida com pedras de mármore e também a sala de ex-votos. Situado a cerca de 1.200 metros de altitude, no alto de um morro no município de Campos Altos, o santuário é hoje um dos maiores polos do turismo religioso em toda região. O complexo religioso é constituído por três templos dedicados à padroeira do Brasil e chama a atenção por uma grande escultura da santa de 17 metros de altura, considera uma das maiores do Brasil.

Obras viárias

Durante visita a Campos Altos, o governador anunciou a liberação de R$ 400 mil do Tesouro do Estado para obras viárias no município. Hoje, uma das principais demandas é a recuperação e o recapeamento de vias urbanas. Durante encontro com prefeitos da região ele afirmou que um convênio foi firmado com a prefeitura para a realização das obras.

Para Anastasia, a parceria estreita com os municípios é uma das principais iniciativas do Governo de Minas para melhorar a infraestrutura dos municípios, garantindo mais emprego e renda, melhor qualidade de vida para a população e mais desenvolvimento econômico e social ao Estado.

“Temos no nosso Governo uma ideia de coesão, harmonia e integridade entre Estado e municípios. Isso é extremamente positivo porque possibilita o desenvolvimento por meio dos benefícios gerados pelos inúmeros programas que fizemos como a construção de casas populares, o Proacesso, Luz para Todos, expansão da telefonia celular, o Pro-Hosp, Copanor, entre outros”, disse.

Fonte: Agência Minas