Você está em:
IMPRIMIR

Governador Antonio Anastasia recebe apoio de 500 nomes da cultura mineira

8 de setembro de 2010

O governador Antonio Anastasia recebe, na noite desta quarta-feira, dia 8, em Belo Horizonte, o manifesto de apoio assinado por 500 profissionais dos diversos segmentos da área cultural em Minas Gerais. É o mais o amplo apoio da cultura já prestado a um candidato a governador no Estado. O manifesto “Cultura está com Anastasia – Liberdade e Arte” será entregue durante encontro que acontece no Centro Cultural 104, na Praça da Estação, às 20 horas. No documento, os artistas destacam a ética e a honestidade como marcas das políticas de governo desenvolvidas por Aécio Neves e Antonio Anastasia nos últimos oito anos.

No manifesto, músicos, escritores, artistas plásticos, produtores, cineastas e artesãos também reafirmam o compromisso do setor com o futuro e continuidade dos avanços do ocorridos em Minas.

“Nosso desejo é que Minas continue andando e reconhecendo a cultura como norte. Queremos Minas caminhando sempre, para ser, cada vez mais, a Minas dos nossos sonhos e de nossas utopias. Na vida, escolhemos o caminho da arte, da liberdade, da criatividade e da inventividade. Convivemos com o contraditório, com as diferenças e temos os pés plantados na terra mineira. Chão da ética e da honestidade de princípios. Não queremos andar para trás.

Queremos seguir em frente, sem recuos. Por isso, somamos nossas vozes e escolhemos o mesmo norte para contribuir com a construção do presente e do futuro de Minas”, diz um dos trechos do manifesto.

Entre os 500 grandes nomes das artes mineiras que assinam o manifesto estão os músicos Milton Nascimento, Flávio Venturini, Toninho Horta, Rogério Flausino, Samuel Rosa, André Valadão, Celina Borges, Cesar Menotti e Fabiano; o compositor Fernando Brant; os escritores Ângelo Machado, Sílvia Rubião, Bartolomeu Campos de Queiros, Luis Gifoni e Olavo Romano; os artistas plásticos Fernando Pacheco, Yara Tupinambá, Sara Ávila, Marco Túlio Resende; os estilistas Ronaldo Fraga, Reinaldo Loureiro, Graça Otoni, Cláudia Mourão, Terezinha Santos; os arquitetos Gustavo Penna, Jô Vasconcelos, Edwiges Leal; os cineastas Cao Guimarães e Rafael Conde; os atores Carlos Nunes, Amauri Reis, Ílvio Amaral, Maurício Cangussu, Wilma Henriques, Yara Novaes; o dramaturgo Jota D’Angelo e artistas do Grupo Galpão, Grupo Corpo, Giramundo, entre muitos outros importantes nomes da cultura. 
 

Transformação cultural

No documento, os artistas ressaltam também as iniciativas desenvolvidas pelo Governo de Minas nos últimos anos que provocaram uma transformação na realidade cultural do Estado. Entre elas, a efetivação do Fundo Estadual de Cultura e do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, além da criação de prêmios financeiros para apoiar novos nomes da música, cinema e literatura.

“Nos últimos anos, com os governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia, Minas mudou muito. Na cultura, iniciativas significativas foram efetivadas: o Fundo Estadual de Cultura, Filme Minas, Cena Minas, Música de Minas e os Prêmios Minas Gerais de Literatura ocuparam o espaço que antes era lacuna. A Lei Estadual de Incentivo à Cultura ampliou seu alcance. Vozes do Morro, Plug Minas e Valores de Minas nos acordaram para a força transformadora da arte. O Circuito Cultural da Praça da Liberdade já começa a se transformar em realidade, com sua diversidade de espaços e linguagens”, destaca o documento.

A primeira manifestação dos artistas em apoio a Antonio Anastasia reuniu, em julho, nomes importantes da cultura mineira que formaram comissão para apresentar as propostas da categoria para o Plano de Governo de Antonio Anastasia. No início de agosto, outro grupo de artistas pintou painéis em muros de diversos bairros de Belo Horizonte em apoio aos candidatos da coligação “Somos Minas Gerais”.
 

Rede de apoio

Desde o início da campanha, a candidatura à reeleição de Antonio Anastasia vem recebendo o apoio de importantes segmentos da sociedade civil mineira. O governador recebeu o apoio público de todos os ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), dos sindicatos e cooperativas de táxi, caminhoneiros, ambientalistas, presidentes e dirigentes das torcidas do Atlético, Cruzeiro, América e Ipatinga, entidades de atendimento a dependentes químicos, Movimento das Donas de Casa e Consumidores, movimentos femininos, movimentos da juventude, categoria dos motociclistas profissionais, de médicos e profissionais da saúde, além de prefeitos e lideranças municipais de todo o Estado.
 

Manifesto e arte

Durante o encontro desta noite, serão projetadas imagens produzidas com os apoiadores culturais do candidato Anastasia e trechos dos clipes gravados para a propaganda eleitoral com diversos cantores de Minas. Chefs de cozinha vão preparar pratos especiais para o público e estilistas farão uma performance com looks inspirados na bandeira de Minas.