Governador Antonio Anastasia inaugura obra do anel rodoviário de Lavras

29 de abril de 2011

O governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta sexta-feira, (29/04), em Lavras, a segunda alça do Anel Viário Presidente Tancredo Neves, que liga o município à cidade de Ribeirão Vermelho e à BR-265. A obra irá retirar o tráfego de veículos pesados das vias urbanas de Lavras e facilitará o acesso da população a toda a região. Nas duas alças do anel viário o Governo de Minas investiu R$ 7,5 milhões.

“Essa é uma obra importante que é reivindicada há muitos anos. Uma ligação importante, que ao retirar os veículos pesados do centro da cidade, evita danificar uma cidade histórica como é Lavras. Ao mesmo tempo, beneficia o município de Ribeirão Vermelho. A primeira etapa está sendo concluída, a segunda está sendo inaugurada agora, e sabemos que temos a terceira etapa, que também vai agregar toda a região”, disse o governador em pronunciamento.

A construção do anel viário, realizada em três etapas, faz parte do Programa Minas Avança. O trecho inaugurado teve investimentos de R$ 5,3 milhões e compreende seis quilômetros, entre a BR-354 (Estrada da Madeira) e a rua Raimunda Marques. A primeira parte da obra, entregue em junho de 2008, teve investimentos de R$ 2,2 milhões, numa extensão de 3,5 km, entre a BR-265 e a BR-354, entroncamento da MG-335 e a entrada do Funil. O projeto da terceira e última etapa do anel está sendo elaborado pela prefeitura de Lavras e, após ser aprovado pelo DER-MG, entrará em fase de licitação.

Participaram da solenidade, ao lado do governador, os secretários de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, e da Defesa Social, Lafayette Andrada, além do presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro, e do deputado federal e presidente do PSDB em Minas Gerais, Marcus Pestana.

Parcerias com municípios

A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, destacou a importância da parceria do Estado com os municípios e afirmou que Minas é um símbolo de boa administração a ser seguido pelo resto do país. Ao final da solenidade, ela presenteou o governador com uma imagem de Nossa Senhora de Sant’Ana, padroeira de Lavras, feita por artesãos locais.

“Minas serve de exemplo para o nosso país. As parcerias com as prefeituras, a confiança nos prefeitos, com os recursos sendo colocados dentro das prefeituras para que elas façam obras baratas e boas, nos possibilitam a realização de grandes melhorias para a população”, agradeceu a prefeita.
Antonio Anastasia garantiu que, nos próximos quatros anos, o Governo do Estado dará continuidade às parcerias com os municípios para garantir mais avanços para a economia do Estado e a melhoria da qualidade de vida dos mineiros.

“Essa integração é imprescindível para conseguirmos alcançar resultados efetivos. Se o Governo de Minas conseguiu patamares reconhecidos internacionalmente como de boa gestão em diversas políticas públicas, foi exatamente porque fizemos parcerias com as prefeituras, chamamos a sociedade civil ao Governo, além das parcerias com o empresariado. Gostaria de reiterar que essas ações de governo terão sequência nos próximos anos, sempre de modo responsável e gradativo”, disse o governador.

Reunião com prefeitos da Alago

Em Lavras, o governador Antonio Anastasia reuniu-se com os prefeitos das 34 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e lideranças políticas da região. Durante a reunião, foram apresentadas ao governador novas demandas de obras de infraestrutura, como a pavimentação de estradas, e um projeto de saneamento no entorno do lago.

“Em relação às estradas, há um compromisso nosso em realizar esse trabalho em torno do lago de Furnas. A proposta foi inspiração para o programa Caminhos de Minas, que apresentamos ao Banco Mundial e está em fase avançada de negociação. Pretendemos iniciar as obras já no ano que vem. São mais de 220 trechos em toda Minas Gerais e vários aqui nessa região. O pleito de saneamento envolve envolve recursos da Copasa, de Furnas, do Governo Federal, do próprio Tesouro do Estado. Vamos, agora, com os projetos prontos, iniciar a identificação dos recursos para, de maneira gradativa, fazer o programa dentro de nossas prioridades. Nos últimos anos,  conseguimos inaugurar mais de 100 Estações de Tratamento de Esgoto e vamos continuar no mesmo ritmo, porque o saneamento é fundamental para a qualidade da represa, que representa mais lazer, mais saúde, mais segurança e até o abastecimento das pessoas da região”, disse ele.

Monte Sião e Santa Rita de Caldas

De Lavras, o governador se deslocou para Monte Sião, onde visitou a 36ª Feira Nacional do Tricô (Fenat), um dos maiores eventos do setor no país, e se encontrou com prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Amesp).

No final da tarde de hoje, o governador inaugura, em Santa Rita de Caldas, o Parque de Exposições Agropecuárias José Milton Martins, cujas obras contaram com investimento de R$ 300 mil do Governo do Estado e contrapartida de R$ 370 mil da prefeitura da cidade. A obra é fundamental para o desenvolvimento econômico do município, que tem como base a pecuária leiteira e agricultura.

Fonte: Agência Minas