Governador Antonio Anastasia garante implantação de novos distritos industriais na Zona da Mata

3 de agosto de 2010

Candidato a reeleição, governador manterá parcerias para desenvolver municípios e gerar mais empregos na região

Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”- 03/08/2010 – Assessoria de Imprensa

Intensificar as parcerias com os municípios para implantar novos distritos industriais e gerar mais empregos pelo interior do estado é uma das propostas de governo do candidato à reeleição, Antonio Anastasia. Acompanhado pelo candidato ao Senado Federal, ex-governador Aécio Neves, Antonio Anastasia citou como exemplo o distrito industrial de Cataguases, na Zona da Mata, que será implantado em parceria com o Governo do Estado e a prefeitura.
Os dois candidatos visitaram cidades da Zona da Mata nos últimos dias, apresentando propostas e ouvindo sugestões de populares e lideranças locais. “Trabalhamos ao lado dos prefeitos e lideranças, ouvindo o povo e conseguimos melhorar a saúde, segurança e a educação. Muito ainda virá. Para esta região é muito importante gerar empregos e o distrito industrial que a prefeitura já tem o terreno, é fundamental para gerar empregos para Cataguases e toda a região”, afirmou o governador em seu discurso a centenas de pessoas na Praça Rui Barbosa, durante visita ao município nesta segunda-feira (02/08).
O novo distrito industrial de Cataguases será construído em área de 140 mil metros quadrados, cedido pela prefeitura, com o objetivo de impulsionar o crescimento da economia do município com a geração de mais de 100 empregos diretos.

Menos impostos

A Zona da Mata mineira foi uma das regiões mais beneficiadas com decreto de isenção fiscal estabelecendo tratamento tributário diferenciado voltado aos municípios que perderam, nos últimos anos, empresas e investimentos, causados pela concorrência dos estados vizinhos. Nove projetos empresariais estão em estudo para a região com investimentos que superam R$ 9 bilhões.
Nos últimos oito anos, a Zona da Mata recebeu investimentos privados de R$ 6,7 bilhões, com geração de 15 mil empregos em 149 projetos em vários setores como agroindústria, comércio, confecções, eletroeletrônico, energia, metalurgia, mineração, moveleiro, transporte aéreo e transporte, entre outros. Do total de investimentos privados, R$ 78,5 milhões foram investidos em Cataguases, nos setores têxtil e de saúde, com a geração de 195 empregos diretos.
Em seu pronunciamento, Antonio Anastasia afirmou que, se eleito, continuará trabalhando ao lado dos prefeitos da Zona da Mata para levar mais desenvolvimento aos municípios, gerando mais emprego e renda à população.

Avanços na saúde

As parcerias do Governo do Estado com o município de Cataguases têm promovido importantes investimentos para o município. A cidade terá brevemente uma policlínica que será referência no atendimento básico na região. Somente para a área da saúde, o município foi contemplado com R$ 13 milhões, recursos do Tesouro do Estado.
O Governo de Minas também investiu R$ 8 milhões no município para melhorar a infraestrutura das vias públicas, urbanizar praças além de obras de contenção de encostas, recuperação de margens de rio, construção de pontes. Foram destinados R$ 13,3 milhões para melhorar o sistema de saúde do município, incrementando o atendimento em hospitais e postos de saúde. Na área de segurança pública, o Governo de Minas aplicou cerca de R$ 6 milhões para adquirir novas viaturas, reformar cadeia, entre outras ações, que resultaram na redução de 11% na criminalidade violenta nos últimos dois anos.

Mais parcerias

O prefeito de Cataguases ficou entusiasmado com as propostas do governador Antonio Anastasia e espera continuar as parcerias para desenvolver ainda mais o município.
“Esperamos continuar as parcerias para recuperação de ruas de outros bairros que não foram atingidos pela enchente, a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para a reforma de escolas municipais”, disse o prefeito Willian Lobo.
O prefeito de Palma, Carlos Roberto Alvim, afirmou que o planejamento de ações em parceria como Estado tem permitido aos municípios realizar obras em todas as áreas, melhorando a qualidade de vida da população.
“O Governo do Estado tem uma política de planejamento junto com os municípios. Assim, fizemos obras de saneamento, recuperação de vias, construímos pontes na zona rural, implantamos o programa de saúde da família e melhoramos a distribuição de remédios. Isso tudo em apenas 18 meses. Temos muito a agradecer ao governador Antonio Anastasia”, disse o prefeito.

Recepção calorosa

Antonio Anastasia e Aécio Neves foram recebidos com muita empolgação no centro da cidade de Cataguases. Os candidatos caminharam no meio da multidão no calçadão da Praça Getúlio Vargas. Na Praça Rui Barbosa, centenas de pessoas já os aguardavam, com bateria de escola de samba do município de Astolfo Dutra. Moradores de vários municípios vizinhos foram a Cataguases recepcionar o governador Antonio Anastasia e Aécio Neves. Caravanas de Laranjal, Mirai, Muriaé e Rio Pomba exibiam faixas de agradecimento e de apoio a Aécio e Anastasia.
“Estive por sete anos e meio no governo e a melhor coisa que tem é você voltar a uma cidade depois desse tempo todo e receber todo este carinho que vocês nos demonstraram agora e que temos recebido também em outras partes do Estado”, disse o ex-governador Aécio Neves.