Dirigentes de 35 federações esportivas mineiras declaram apoio à reeleição de Anastasia

16 de agosto de 2010

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, recebeu hoje, dia 16, manifesto de apoio assinado por dirigentes de 35 federações esportivas mineiras. Durante o encontro, no Palácio das Mangabeiras, Antonio Anastasia afirmou que levará sugestões apresentadas pelas federações para a equipe que desenvolve seu Plano de Governo. Segundo o governador, já está em estudo uma das propostas que prevê implantação de um grande complexo esportivo na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para realização de eventos de diversas modalidades como automobilismo e motociclismo, além de arenas para vôlei, basquete, futsal, handebol, ginástica, artes marciais, atletismo, tênis, skate e natação.

“A proposta de construir na Região Metropolitana um polo esportista, com autódromo e outros equipamentos que possam servir de âncora para o esporte especializado em Minas e no Brasil, é muito interessante. Vamos incluir na nossa proposta de Plano de Governo essa ideia que envolve todos os esportes especializados, para ser discutida durante a campanha”, afirmou o governador.

Antonio Anastasia
tem participado de diversos encontros com segmentos da sociedade, com o objetivo de garantir maior participação da população na elaboração do seu Plano de Governo. Entre as propostas das federações estão incluídas ainda a criação do conselho estadual do esporte, a elaboração de uma lei estadual de incentivo ao esporte e a inclusão do esporte no ICMS Solidário para aumentar a arrecadação dos municípios que investirem no esporte.

Desde o início da campanha, Antonio Anastasia já recebeu o apoio de importantes segmentos da sociedade civil como os presidentes e dirigentes das torcidas do Atlético, Cruzeiro, América e Ipatinga, sindicatos e cooperativas de táxi, associações de catadores de papel, associações de moradores de rua, ambientalistas, artistas, entidades de atendimento a dependentes químicos.

Antonio Anastasia e os candidatos ao Senado pela coligação “Somos Minas Gerais”, Aécio Neves e Itamar Franco, também receberam o apoio do Movimento das Donas de Casa e Consumidores, movimentos da juventude, além de prefeitos e lideranças municipais de todo o Estado, formando uma grande rede de apoio à reeleição do governador.

Minas Olímpica e Copa do Mundo

Durante o encontro com os dirigentes das federações, Antonio Anastasia destacou as propostas dos esportistas e ressaltou os avanços conquistados na área do esporte, com o desenvolvimento do programa Minas Olímpica, que entre outras ações realiza anualmente os jogos estudantis estaduais (Jemg) e os jogos do interior (Jimi).

O governador também destacou os investimentos realizados pelo Governo de Minas nas obras de modernização do Mineirão para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 e no Centro de Treinamento Esportivo, destinado à formação de atletas para as Olimpíadas de 2016.

“As propostas visam à continuidade da política e o reconhecimento do esporte como importante política social inclusiva, que já fazemos. Mostra a necessidade de expandirmos mais os nossos grandes eventos: os jogos do interior e os jogos escolares. Temos mais 60 municípios envolvidos nos jogos escolares. É bom lembrar que já estamos construindo, em parceria com a UFMG, o Centro Olímpico, um centro de primeiro mundo. Estamos fazendo com recursos do Tesouro do Estado, para servir de suporte ao preparo das Olimpíadas”, afirmou Antonio Anastasia.

Atletas do futuro

O governador Antonio Anastasia recebeu as sugestões e o manifesto de apoio do presidente da Associação Mineira das Federações Esportivas (Amife), o ciclista Welington de Souza, mais conhecido como Formigão. Assinaram o manifesto integrantes das seguintes federações: aquática, automobilismo, basquete, boliche, judô, ciclismo, ginástica, handebol, xadrez, jiu-jítsu, taekwondo, atletismo, vôlei, tênis, montanhismo, motociclismo, peteca, futebol, futsal, rugby, triathlon, luta de braço, paraquedismo, sinuca e bilhar, arco e flecha, hipismo, kung Fu, bodybuilding (fisiculturismo), futebol de mesa, boxe, futebol amador, levantamento de peso, karate; além da Federação dos Clubes do Estado de Minas Gerais e da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais.

“Desde o governo Aécio Neves, nos últimos oito anos, o professor Antonio Anastasia participou diretamente. Sempre tivemos uma confiança e um apoio dele para o esporte. Em 2016 teremos as Olimpíadas no Brasil. E muita coisa está sendo feita para que possamos ter atletas dentro das Olimpíadas. A gente não faz um atleta em 10 anos. Você precisa muito mais para fazer um atleta. E o governador está se comprometendo, a passos largos, a nos auxiliar para que Minas tenha o maior número possível de atletas nas Olimpíadas”, ressaltou o ciclista.

O presidente da Federação Mineira de Judô, Luis Augusto Martins, disse que a continuidade das políticas públicas implantadas na gestão Aécio Neves/Antonio Anastasia se traduzirá em maior número de vitórias e medalhas.

“O governador sempre teve um olhar especial voltado para o esporte. Hoje já batemos um recorde de medalhistas. E, em 2016, se houver a continuidade do que está em andamento, vamos aumentar o número de pódios e elevar no nome de Minas no cenário nacional e internacional”, frisou.

Profissão regulamentada

Cláudio Boschi, presidente do Conselho Regional de Educação Física, lembrou que o ex-governador Aécio Neves, na época como deputado federal, foi quem deu o passo decisivo para que a profissão fosse regulamentada.  Ele lembrou que a iniciativa foi seguida como modelo por outros países.

“A educação física brasileira tem um dever de gratidão com o ex-governador. Ele foi o responsável por levar ao então presidente Fernando Henrique Cardoso o projeto de lei que foi sancionado em 31 de agosto de 1998 e que, a partir de primeiro de setembro daquele ano, fez com que a profissão de educação física e desporto fosse regulamentada de forma inédita no mundo. Hoje, vários países têm acompanhado esta legislação”, informou.

Ouça

Entrevista do governador Antonio Anastasia
Antonio Anastasia recebe apoio de esportistas mineiros

Leia