Você está em:
IMPRIMIR

Deputados comemoram 24 anos do PSDB e destacam conquistas do partido para o país

25 de junho de 2012

O Brasil comemora, nesta segunda-feira (25/06), o aniversário de um importante capítulo de sua história. Há 24 anos, nascia o PSDB. O partido sempre trabalhou pelas causas sociais e contribuiu para o desenvolvimento do país ao promover estabilidade econômica e distribuição de renda. Formada inicialmente por homens e mulheres que lutaram pela redemocratização, a legenda teve em seus quadros grandes nomes da política nacional, como Franco Montoro, Mario Covas, Artur da Távola, José Richa e Teotônio Vilela.

Dentre as inúmeras conquistas tucanas, têm destaque especial os oitos anos em que Fernando Henrique Cardoso esteve na Presidência da República. A vitória nas urnas se deu devido ao brilhante trabalho realizado no governo Itamar Franco, no qual FHC foi ministro da Fazenda e implantou o Plano Real. A nova moeda mudou a vida dos brasileiros ao espantar o fantasma da inflação, promover distribuição de renda e assegurar a estabilidade econômica ainda desfrutada nos dias atuais.

No Planalto, o governo do PSDB foi responsável pelo pioneirismo em programas sociais como o Bolsa-Escola, o Auxílio Gás e o Bolsa-Alimentação, que posteriormente foram transformados em Bolsa Família pelo governo Lula. A implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal foi um marco na regulação do uso de verbas públicas em todos os níveis administrativos. O programa de medicamentos genéricos, liderado pelo então ministro da Saúde José Serra, possibilitou o acesso de milhões de brasileiros a remédios com preços reduzidos. As privatizações promovidas à época garantiram o fortalecimento econômico de importantes setores, como o das telecomunicações.

Como oposição aos governos Lula e Dilma, o PSDB tem sido firme no combate à corrupção. Só no ano passado, o partido protagonizou no Congresso denúncias que derrubaram seis ministros. Lutando há anos para garantir melhorias na saúde pública, abandonada pela gestão petista, a sigla se empenhou em regulamentar a Emenda 29, que garantiu mais recursos para a área. A oposição evitou a recriação da CPMF, o chamado imposto do cheque, que o governo federal insistia em ressuscitar com o nome de Contribuição Social da Saúde.

Atualmente, o PSDB é o partido com o maior número de governadores. São oito estados sob a gestão tucana: São Paulo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Goiás, Tocantins, Roraima e Paraíba. A legenda também està à frente de mais de 600 prefeituras de Norte a Sul. Na Câmara e no Senado, possui a terceira maior bancada: São 52 deputados e 10 senadores em exercício. Confira depoimentos de parlamentares sobre a passagem da data:

“Esteve nos momentos certos, no lado certo, e foi decisivo para a consolidação da democracia e para o fim da inflação e sustentabilidade do nosso desenvolvimento. Introduzimos a cultura da responsabilidade fiscal. Iniciamos as políticas sociais que geraram inclusão dos menos favorecidos no processo de desenvolvimento. O PSDB tem um passado que nos orgulha.”
Deputado Marcus Pestana (MG)

“Nesses 24 anos o partido deu uma contribuição fundamental para a modernização do Brasil. Foi o PSDB que trouxe uma versão nova de tratamento sério da política para a nossa realidade. Conseguiu promover a estabilidade econômica e consolidar a democracia. É um papel fundamental no mundo atual.”
Deputado Eduardo Azeredo (MG)

“O PSDB fez reformas que o país precisava, garantiu a estabilidade da nossa moeda, venceu a inflação depois de décadas de sacrifício, enfim, preparou o Brasil para o futuro. O PSDB, portanto, fez uma contribuição muito significativa pela melhoria da qualidade de vida e pela situação mais adequada da população brasileira atualmente.”
Deputado Duarte Nogueira (SP)

“A grande marca do PSDB, principalmente no governo Fernando Henrique, foi a democratização do país, que ele governou de forma democrática e deixou um Brasil equilibrado, forte e pronto para o futuro. O PSDB foi um divisor de águas para uma nação que sofria sem ver uma luz no fim do túnel e que teve criada uma esperança para se desenvolver com qualidade e de maneira equilibrada.”
Deputado Nilson Leitão (MT)

“A primeira grande contribuição foi no fortalecimento do processo democrático, ao acreditar na democracia como um fim importante para o Brasil. A segunda foram as bandeiras concretizadas no governo FHC: a da Justiça e da eficiência do Estado como provedor de serviços essenciais à população.”
Deputado César Colnago (ES), 1º vice-líder do partido na Câmara

“O fortalecimento das instituições no país teve uma grande contribuição do Partido da Social Democracia Brasileira, através de um projeto administrativo e de um fortalecimento político pregando, acima de tudo, ética e transparência. Durante todo esse período, muitos políticos vêm contribuindo para que possamos ter um país mais justo e possamos avançar fazendo fiscalização e monitoramento dos desmandos que acontecem hoje no PT. Sou honrado de ser do PSDB.”
Deputado Raimundo Gomes de Matos (CE)

“Na oposição desde 2003, o PSDB não mudou de postura. Continua disposto a apoiar iniciativas que sejam de interesse público, mas não abrirá mão de seu papel fiscalizador e crítico diante dos malfeitos, tampouco de seus princípios democráticos. Temos plena consciência de que essa é uma batalha constante, pois a realidade muda e com ela os desafios enfrentados. Nossas ações serão sempre norteadas por um objetivo maior que é o de assegurar uma vida digna a cada um dos brasileiros.”
Deputado Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB

“O Brasil deve muito ao PSDB, especialmente ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele deixou um novo Brasil: sem inflação, com nova moeda, um país de crescimento.”
Deputado Vaz de Lima (SP)

“O PSDB contribui muito para o país. Seus quadros foram construtores da democracia no Brasil. Graças ao PSDB, o país teve a estabilidade pela conquista do Plano Real. Os primeiros programas sociais de caráter universal têm a marca do partido.”
Deputado Jutahy Junior (BA)

“O Plano Real é um marco inegável de uma ação macroeconômica que deu certo e até hoje rende seus frutos. Outro marco é a rede de proteção social, que retirou da subcidadania milhões de famílias. O nosso partido trouxe a ética, a responsabilidade gerencial e o trato adequado com a coisa pública. É um partido que tem um bom passado. É a grande alternativa de mudança dos atuais parâmetros ruins que estão estabelecidos na administração pública.”
Deputado Rogério Marinho (RN)

“Nos 24 anos de sua história, o PSDB já demonstrou ao povo brasileiro que faz política com “P” maiúsculo. Foi assim com a criação do Plano Real, que estabilizou a economia do Brasil, trazendo reflexos positivos até os dias atuais ou com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que mudou a forma com que prefeitos, vereadores e até o presidente da República tratam com os recursos públicos. Estes são apenas alguns exemplos, de um partido que trabalha sério para melhorar a vida do cidadão.”
Deputado Vanderlei Macris (SP)

 

Fonte: Agência Tucana