Deputado Narcio Rodrigues discute programa Jovem Cousteau em Paris

12 de julho de 2010

No Segundo dia de visita a Paris, onde foi para proferir palestra na reunião do Conselho  do Programa Hidrológico Internacional da Unesco, o deputado federal Narcio Rodrigues se reuniu, nesta sexta-feira, dia 9, na Fundação Cousteau, com o presidente do Programa Cousteau Divers, o filho de Jacques Cousteau, Pierre-Ives Cousteau, para discutir a implementação no Brasil, através de parceria entre essa instituição e o Unesco-Hidroex, do Programa Jovem Cousteau, que será apresentado aos universitários brasileiros e que terá como objetivo a conscientização e o engajamento da juventude brasileira na luta pelo meio ambiente.

O encontro foi realizado na sede da Fundação Cousteau e contou com a participação de Igor Tameiráo (representante do Hidroex em Paris) e do presidente do Diretório Central de Estudantes da PUC-Minas, Caio Narcio Rodrigues, que quer apresentar essa proposta ao CEUNIR – Centro Estudantil Universitário, entidade de Belo Horizonte que congrega cerca de 170 mil universitários. “Queremos que o Programa Jovem Cousteau comece por Belo Horizonte, para depois ser estendido a todo Brasil, se possível”, explica Caio.

A proposta de um programa usando a história e o exemplo do comandante Jacques Ives Cousteau como inspiração para as gerações futuras nasceu durante a recente visita que sua viuva, Francine – que é a mãe de Pierre-Ives – fez ao Brasil para acompanhar as obras do Hidroex e participar do lançamento da parceria da Fundação Cousteau com o Hidroex e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Ficaram acertadas, nessa visita recente, parcerias para a implantação da Cátedra Unesco-Cousteau para restauração do Cerrado Brasileiro e a construção, junto ao Hidroex, do Espaço Cousteau para as Águas.

Sobre o Programa Jovem Cousteau, ficou acertado que o Hidroex vai cuidar, agora, de elaborar o modelo pedagógico, submetê-lo à Fundação Cousteau e discutir a proposta com o CEUNIR e com o movimento universitário. Pierre Ives Cousteau, que aprovou a idéia, se comprometeu a visitar o Brasil para o lançamento do Programa. Isso deve acontecer ainda nesse ano. “Estamos certos de que, muito em breve, estaremos comemorando o sucesso do Programa Jovem Cousteau”, afirma o deputado Narcio Rodrigues. Ele quer que o programa seja uma das marcas da comemoração, que começou em junho, do centenário de Cousteau. “Vamos comprometer as gerações futuras com a preservação da água e valorização do meio ambiente a partir do exemplo do comandante Cousteau, que tem nos inspirado a todos no trabalho pela salvação do Planeta”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Narcio Rodrigues