Você está em:
IMPRIMIR

Datafolha: Antonio Anastasia lidera as intenções de voto RMBH e na capital

4 de setembro de 2010

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, já lidera as intenções de voto na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).  Os detalhes da última pesquisa do Datafolha, disponibilizados neste sábado, dia 4, no site do instituto, mostram que o governador subiu 11 pontos percentuais em relação à última medição e ultrapassou o candidato Hélio Calixto Costa, do PMDB. 

No dia 27 de agosto, Antonio Anastasia tinha 36% das intenções de voto na Região Metropolitana. Agora, segundo o Datafolha, o governador tem 47% das intenções. Enquanto Anastasia registrou um salto na sua candidatura, o seu principal adversário apresenta situação oposta. No mesmo período da pesquisa, Hélio Calixto Costa caiu dois pontos e ficou com 36%.  Antonio Anastasia está 11 pontos percentuais à frente do candidato do PMDB na preferência dos eleitores da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 

Liderança ampliada na espontânea

Quando se trata da pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são apresentados previamente aos entrevistados), Antonio Anastasia mantém o bom ritmo de crescimento na RMBH. Segundo o último levantamento do Datafolha, 33% dos eleitores entrevistados disseram que vão votar pela reeleição do governador e apenas 16% disseram que vão votar no candidato do PMDB, diferença de 17 pontos percentuais.

A liderança de Antonio Anastasia é ainda maior na pesquisa espontânea na capital mineira. Em Belo Horizonte, o governador parece com 36% das intenções de voto, enquanto o Hélio Calixto Costa tem apenas 17%, uma diferença de 19 pontos percentuais.

Os novos números do Datafolha também mostram que aumentou a liderança de Antonio Anastasia em todo o Estado entre os eleitores que declaram espontaneamente em quem irão votar no dia 3 de outubro.  Na medição anterior, Antonio Anastasia tinha 17% das intenções de voto. De acordo com a nova pesquisa Datafolha, ele conta agora com 22% das intenções. Um crescimento de cinco pontos percentuais em apenas uma semana.  A vantagem de Anastasia para o candidato Hélio Calixto Costa na pesquisa espontânea passou de três para seis pontos percentuais.

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, com 1.652 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 66737/2010.

Leia também
Rodada de pesquisas eleitorais confirma liderança de Antonio Anastasia
Nova pesquisa Ibope confirma virada de Antonio Anastasia em Minas Gerais
Datafolha confirma a arrancada de Anastasia em Minas