Coligação “Somos Minas Gerais” comemora resultados da Pesquisa Vox Populi

14 de agosto de 2010

Os coordenadores da campanha e integrantes do Conselho Político da coligação “Somos Minas Gerais”, Danilo de Castro e Narcio Rodrigues, comemoraram os resultados divulgados pelo instituto de pesquisa Vox Populi, nessa sexta-feira, dia 13, que demonstram o início da arrancada da candidatura do governador Antonio Anastasia à reeleição.

“Há um claro crescimento da candidatura de Antonio Anastasia. A Vox e a própria Sensus já captaram essa mudança no quadro da sucessão em Minas, e isso só nos anima ainda mais a prosseguir no trabalho de mostrar aos eleitores a solidez e a importância da candidatura de Anastasia para dar continuidade ao governo de Aécio Neves. Certamente os institutos fora de Minas estarão também captando essa mudança. O que está em jogo nessas eleições é a garantia que Minas prosseguirá no ambiente de prosperidade e de confiança que temos vivido em todas as regiões e lugares por onde vamos. Os eleitores já tomam consciência disso. Antonio Anastasia reúne hoje o apoio das principais forças políticas de Minas e, rapidamente, os eleitores mineiros farão uma grande virada em Minas”,  disse Narcio Rodrigues, presidente do PSDB de Minas Gerais.

Danilo de Castro afirmou que o crescimento de Antonio Anastasia na nova pesquisa Vox Populi confirma a transferência natural de votos de Aécio Neves para a reeleição de Anastasia.

“A nova pesquisa Vox Populi demonstra claramente o início da virada em Minas, confirmando uma tendência já comprovada pelo Ibope e Sensus. Isso é resultado do intenso trabalho que temos feito com o apoio maciço dos prefeitos e lideranças políticas em todas as regiões de Minas, inclusive de partidos adversários. À medida em que os eleitores começam a se informar sobre as eleições de 3 de outubro, haverá uma transferência natural de votos de Aécio Neves em favor de Antonio Anastasia. Não tenho dúvida, de que logo, logo, o conjunto das pesquisas mostrará realmente o desejo da população na reeleição de Antonio Anastasia”, afirmou Danilo de Castro.

Os resultados das últimas pesquisas mostram também que ainda há um grande número de indecisos entre os eleitores de Minas Gerais. A pesquisa do Vox Populi divulgada pela Band e pelo Portal IG apontaram que Antonio Anastasia obteve o maior crescimento nas intenções de voto em Minas.

Em apenas 22 dias, Anastasia subiu oito pontos na preferência dos eleitores mineiros, passando de 18% para 26%. Seu adversário caiu seis pontos na preferência do eleitorado. A queda foi de 42% para 36%. Com esse desempenho negativo do candidato adversário, a diferença entre os dois, que era de 24 pontos percentuais, caiu para apenas 10 pontos. O número de indecisos no levantamento atingiu 27% dos eleitores pesquisados.

A pesquisa Vox Populi foi realizada entre os dias 07/08 a 10/08. Foram ouvidas 1.000 pessoas em 72 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 59.810/2010.