Coligação divulga esclarecimento sobre declarações de Hélio Costa

28 de setembro de 2010

1 – Ao contrário do que afirmou o candidato Hélio Calixto Costa, o Hospital de Pronto Socorro de Belo Horizonte (HPS) jamais deixou de prestar atendimento à população. Durante o movimento reivindicatório dos médicos, todos os casos graves foram imediatamente e prontamente atendidos. Os de menor gravidade foram encaminhados a outros hospitais da Rede Fhemig – Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, a policlínicas e postos de saúde, de acordo com a necessidade de cada paciente.

2 – Em relação aos números da educação, a conclusão do ensino fundamental e do ensino médio é um desafio que se coloca para jovens mineiros e de todo o Brasil. Os dados de Minas não diferem dos dados do restante do país.

Nos últimos oito anos, o Governo de Minas implantou um conjunto de programas e ações que mostram resultados efetivos na melhoria da qualidade do ensino, fator fundamental para que os jovens não abandonem as salas de aula. O Ministério da Educação apontou os alunos mineiros matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental como os melhores do Brasil.

Minas é também o estado brasileiro que conquistou o maior número de medalhas de ouro na 3ª, 4ª e 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas realizadas em 2007, 2008 e 2009 pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Ano passado, 74% dos alunos matriculados na terceira série do ensino fundamental apresentavam nível recomendável de leitura, um crescimento de 49% em relação a 2003.

Belo Horizonte, 28 de setembro de 2010