15 de julho de 2010

O Deputado Domingos Sávio Campos Resende nasceu no município mineiro de São Tiago, em 1957. Filho de João de Souza Resende e de Francisca da Silva Resende, mudou-se para Belo Horizonte aos 10 anos de idade, e sempre estudou em escolas públicas. Durante o curso de medicina veterinária na Universidade Federal de Minas Gerais, destacou-se como líder estudantil. Casou-se com Rosenilce Cherie Mourão Gontijo Rezende, natural de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, para onde se mudaram. Ali, como frutos dessa  união de mais de 30 anos, criaram os filhos Pablo, Luna, Ellen e Sarah.

Na cidade, exerceu sua profissão e atuou como presidente do sindicato rural e de cooperativas. Foi, inclusive, vice-presidente da OCEMG – Organização das Cooperativas de Minas Gerais e um dos fundadores da CREDIMINAS/BANCOOB, um dos setores em que ainda atua como um dos principais interlocutores. Somente interrompeu o exercício da medicina veterinária para se dedicar com exclusividade à vida pública. Eleito vereador no mandato 1993/1996, ocupou a presidência da Câmara Municipal. Seu trabalho de destaque no legislativo viabilizou sua eleição como prefeito de Divinópolis no mandato 1997/2001.

Foi eleito Deputado Estadual em 2003, sendo reeleito para o mandato 2007/2010 com uma expressiva votação de quase cem mil votos. Na Assembleia, ocupa o cargo de Líder da Maioria pela segunda vez consecutiva, sendo responsável pela base de apoio do Governador Aécio Neves na Casa, e já aprovou diversas leis e requerimentos. É presença constante no plenário, sempre usando a tribuna para falar de temas importantes para o povo mineiro. Além da Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais, é membro das Frentes Parlamentares em Defesa da Criança e do Adolescente, Anti-Drogas, da Silvicultura e da Frente Parlamentar em Defesa do ProUemg, da qual é criador e presidente.

Domingos Sávio cursou pós-graduação em Direito Público. Embora já tenha ocupado diversos cargos e recebido muitas medalhas e títulos, se orgulha de maneira especial por ter exercido o mandato de vereador, por ser o representante público mais próximo do cidadão, prática que procura manter sempre em seu dia a dia como homem público.