26 de abril de 2011

Natural de São João Del Rei, Rômulo Viegas (PSDB) assumiu neste ano, pela primeira vez, uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Aos 54 anos, casado com Bia Viegas, pai de Flávia e Michele, leva para o parlamento toda a sua experiência na vida pública. A carreira começou cedo, aos 25 anos, como vereador em sua terra natal, entre 1982 e 1988. Durante dois anos, chegou a presidir a Câmara dos Vereadores. Com a aprovação popular, elegeu-se prefeito de São João Del Rei, cidade que governou de 1989 a 1992. No período, também foi presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Campo das Vertentes (AMVER).

Engenheiro civil por formação e professor da Universidade Federal de São João Del Rei, onde tinha a tarefa de ensinar disciplinas de cálculo e matemática nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas e Engenharias, Rômulo Viegas, a convite do então governador Aécio Neves, assumiu os cargos de subsecretário do Trabalho e Ação Social e de presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (2003-2004). Em 2006, candidatou-se a deputado estadual e obteve impressionantes 38 mil votos, mas não se elegeu. No ano seguinte, na segunda gestão de Aécio Neves, foi convocado para assumir a Subsecretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano, deixando o cargo em fevereiro de 2010, em respeito à Lei Eleitoral, que exige desincompatibilização dos políticos que se candidatam às eleições.

A vitória nas urnas veio graças a muito trabalho, ao apoio de mais de 40 prefeitos e lideranças políticas e à confiança de quase 58 mil eleitores mineiros.

Os primeiros meses foram de muito trabalho e organização. Após indicações e acordos entre os blocos e partidos, o Colégio de Líderes da ALMG confirmou Rômulo Viegas como membro efetivo em duas comissões: Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, e Política Agropecuária e Agroindustrial. As indicações faziam parte do anseio do parlamentar, já que englobam temas extremamente ligados às vocações de São João Del Rei e Campo das Vertentes. Rômulo Viegas também é vice-líder do Bloco Transparência e Resultado, que compõe a base aliada do governador Antonio Anastasia na Assembleia.