Artistas mineiros entregam documento de apoio à candidatura de Antonio Anastasia

5 de julho de 2010

Um grupo formado por importantes nomes da área cultural de Minas Gerais formou uma comissão para apresentar propostas para o programa de governo do candidato à reeleição pela coligação Somos Minas Gerais, Antonio Anastasia. O primeiro encontro aconteceu nesta segunda-feira, dia 5, quando artistas, escritores, produtores culturais, representantes das artes plásticas, dança, gastronomia,cinema e música entregaram um documento ao governador Antonio Anastasia de apoio a sua candidatura.

Representando o grupo,  Fernando Brant leu o documento com o pensamento do setor: “conhecendo o os valores éticos, democraticos, espírito público e o compromisso com os valores culturais do Estado do governador Antonio Anastasia, confirmamos o apoio a sua reeleição ao governo do Estado de Minas Gerais. Sabemos que assim agindo o destino de Minas será definido em terras mineiras e os destinos de Minas não serão negociados”.

A manifestação de apoio ao candidato da coligação Somos Minas Gerais reuniu nomes como o de Ronaldo Fraga, Fernando Venturini, Henrique Portugal, Podé, Rogério Flausino, Renato Loureiro,Terezinha dos Santos, Claudia Mourão, Graça Ottoni, Flávio Venturini, Toninho Horta, Jair Raso, Wilma Henriques, Ilvio Amaral, Yara Tupinambá, Fernando Pacheco, Thaís Helt, Luis Giffoni, Bartolomeu Campos Queiróz, entre outros.

Durante o encontro foi criada uma comissão que vai apresentar as propostas para o setor cultural. Fazem parte da comissão representando a Arquitetura, André d’Angelo; Cinema, Foto, Vídeo, Artes Gráficas, Rui Moreira; Dança e Circo Fernando Pacheco; Teatro, Jairo Raso; Artes Plásticas alerias e Museus, Eimar Brandão; gastronomia, Ives Figueiredo; Literatura, Olavo Romano; Moda, Renato Loureiro; Produtores Culturais, Fernando Pedro, Artesanato, Tania Machado e Música Vermelho e Diomar.

Antes da formação da comissão, o governador Antonio Anastasia ouviu vários depoimentos em defesa do seu nome:

Angelo Machado, escritor literatura infantil

“Como escritor tenho viajado muito, falado com muitas crianças e pude ver o progresso que houve nos últimos anos, na formação de novas bibliotecas e novos leitores. Por isso faço um apelo à todas as crianças que gostam de ler que pressionem os pais a votar no Anastaia, porque assim voces terão muito mais livros no proximo governo.

Inácio Neves, produtor cultural
“Tenho o privilégio de falar de cadeira porque nesses anos eu desço o rio São Francisco levando o cinema à população ribeirinha, realizando filmes nas comunidades locais e nesses últimos anos o interior de Minas se transforformou. É nítido o desenvolvimento nesses locais, não só na cultura, como nos outros setores também. Por isso espero que esse projeto continue”.

Chico Peluso, Grupo Galpão
“Estou convocando os meus companheiros de cultura para fazer uma análise dos últimos anos desse governo para ver o que a cultura avançou neste estado. Acho que quem fizer uma análise fria, uma análise centrada vai perceber que o estado de Minas avançou muito na área cultural. Isso se deve ao governo Aécio e a sensibilidade do governador Anastasia. Somado a isto, a questão ética, democrática, a formação, o comprometimento com a coisa pública vai levar todos nós a votar no Anastasia”.

Flávio Venturine, músico
“É uma opção em uma pessoa que se preocupa com os valores culturais também e em dar uma continuidade a esse trabalho”.

Rui Moreira, Primeiro bailarino
“Sendo o Anastasia uma pessoa que conhece muito bem as questões do estado, espero possa trazer um plano de trabalho eficaz e eficiente, como vem fazendo”.

Cris, coordenador do Vozes do Morro
“Com Anastasia não só  a cultura, a parte social também foi muito enriquecida através da cultura, porque até então nós viamos o jovem sendo tratado como marginal, como bandido. Quando voce abre as portas para a cultura você fecha as portas para  a cadeia, para o manicômio e até do cemitério. Quando vejo um programa  como o Vozes do Morro, que veio dar a comunidade, as favelas o lugar que elas merecem é muito rico. Anastasia dará continuidade a esse programa que mudou Minas Gerais”.

Evandro Rogeres, cinema
“Vendo tanta gente apoiando Anastasia  é um sinal de que queremos vê-lo mais quatro anos no governo. É um jovem, em um governo jovem”.

Henrique Portugal, Skank
“Acho que esse governo fez um resgate da mineiridade, com a força que Minas tem, que foi muito bem representada, essa mudança da gestão, que foi extremamente importante. O mineiro está mais orgulhoso com a forma com que ele vem sendo tratado. A gente que viaja muito vê isso de maneira muito forte. Isso nos tem dado muito orgulho, essa mudança nos últimos sete anos. Nós temos muito a fazer, não só desenvolver o estado, mas ter essa ligação com a cultura e movimentos como esse são importantes para o artista se posicionar e estamos nos posicionando a favor de Anastasia”.

Murilo Antunes, compositor

“Essa coisa dele ter trabalhado com o Aécio desde o primeiro momento deu muita experiencia para ele. O Anastasia é uma pessoa muito perspicaz, ele ouve a gente, tem respeito aos momentos da cultura. Vamos mineirar bastante nesta campanha, porque estão querendo nacionalizá-la e não podemos deixar isso acontecer”.

Ouça
Entrevista do governador Antonio Anastasia