Artesãos de Minas Gerais anunciam apoio ao governador Antonio Anastasia

5 de agosto de 2010

Artesãos de várias regiões de Minas Gerais reuniram-se hoje, em Belo Horizonte, para declarar o apoio à reeleição do governador Antonio Anastasia. No início da tarde desta quinta-feira, dia 5, o governador se encontrou com representantes de cooperativas e associações de 58 municípios mineiros que entregaram manifesto com apoio de 1.000 artesãos. No documento, eles reconhecem que Minas é hoje o estado brasileiro que mais investe no fortalecimento do artesanato como atividade econômica. Antonio Anastasia foi saudado pelos artesãos que seguravam uma placa com o nome de suas cidades, demonstrando que o apoio da categoria vem de todas as regiões de Minas.

“Fico muito feliz em ter aqui do meu lado as lideranças mais representativas do artesanato mineiro. Isso demonstra de fato, mais uma vez, o acerto em outra política pública que realizamos, que é o estímulo ao artesanato. O governo Aécio Neves agora, com a minha continuidade, sempre respeitou muito o artesanato e forneceu todo o tipo de incentivo, através das feiras, da redução tributária, da qualificação, da comercialização, e também de tornar os produtos mineiros do artesanato, que são tão belos, muito conhecidos”, afirmou o governador.

Desde o início da campanha, Antonio Anastasia recebeu o apoio de importantes segmentos da sociedade civil como de sindicatos e cooperativas de táxi, ambientalistas, artistas, presidentes e dirigentes das torcidas do Galo, Cruzeiro, América e Ipatinga, entidades de atendimento a dependentes químicos, Movimento das Donas de Casa e Consumidores, além de prefeitos e lideranças municipais de todo o Estado, formando uma grande rede de apoio à reeleição do governador.

De 2003 a 2009, as exportações de produtos artesanais mineiros aumentaram 280 vezes. As vendas externas chegaram a US$ 2,8 milhões no ano passado. Em 2003, não passava de US$ 10 mil. Esse salto ocorreu em razão das parcerias entre as associações de artesãos e o Governo de Minas.

“Nesses últimos oito anos tudo foi feito no governo. Fomos beneficiados com linhas de crédito, redução de tributos, mais tecnologia, do aumento do turismo e das feiras. Só temos a agradecer e pedir que nos ajude naquilo que é a nossa deficiência, mas essa deficiência é nossa, não deles”, a fundadora da Central Mãos de Minas, Tânia Machado

Regionalização do artesanato

O principal desafio agora é organizar nos municípios e nas regiões a atividade dos artesãos, com ações dirigidas a apoiar o pequeno artesão. Integrante da Associação dos Artesãos de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, Márcio Barbosa Silva, afirmou que o apoio do Governo de Minas ao artesanato promoveu a melhoria da qualidade de vida em todas as regiões de Minas.

“Sabemos que Anastasia é capaz de nos apoiar, pra gente ter um bom salário para tocar nosso serviço, sustentar a família e não precisar sair de casa, estar ali perto dos filhos, poder comprar ferramenta”, declarou Márcio Barbosa Silva.

Fátima Medeiros, coordenadora da Cooperativa das Costureiras do Jardim Canadá, declarou seu apoio à reeleição do governador lembrando que ele dará continuidade aos avanços conquistados com a qualificação profissional dos artesãos.

“O governador Anastasia é o melhor nome para governar o Estado. Tivemos sempre muito apoio do Governo do Estado. Principalmente em cursos de qualificação profissional. Foram dados vários cursos de qualificação não só para as pessoas de mais idade, como também para a juventude local”, disse.

O presidente da Associação dos Artesãos de Catas Altas da Noruega, José Roberto da Costa, também afirmou que apoia Antonio Anastasia por ter contribuído para a melhoria das condições de trabalho dos artesãos.

“Em nossa cidade, Catas Altas, vários projetos têm a participação do atual Governo do Estado, como na aquisição de matéria-prima e de equipamentos. Então é bem positivo o governo Aécio/Anastasia”, disse.

Emocionada em conhecer de perto o governador Antonio Anastasia, a ceramista Margareth Penido de Resende Costa, de Belo Horizonte, afirmou que ele é o candidato mais adequado para governar Minas Gerais.

“Apoio Anastasia pela sua inteligência, pela administração e pelo acompanhamento do Aécio. Como ele foi vice do Aécio e como eu gosto do Aécio, quero que continue á frente do Estado”, afirmou.

Ouça
Entrevista do governador Antonio Anastasia – Parte 1