Araxá poderá ser sede de festival permanente de música

17 de maio de 2010

O governador Antonio Anastasia participou, na noite desse sábado, dia 15, em Araxá,  da apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que está em turnê pelo interior do Estado. O evento que reuniu cerca de 2.000 pessoas na antiga estação ferroviária da cidade também fez parte das comemorações dos 25 anos da Fundação Cultural Calmon Barreto. Após a apresentação, o governador afirmou que o Governo do Estado incentivará Araxá para que a cidade se torne sede de um festival permanente de música, como acontece em outras cidades brasileiras, incrementando ainda mais o turismo na região do Alto Paranaíba.”Vamos apresentar aos mineiros, em um momento apropriado, no segundo semestre deste ano, um projeto para realizar um festival permanente de música, tornando Araxá a capital mineira da música. Semelhante ao projeto viabilizado em Campos do Jordão. Devido à sua história e tradição, Araxá é muito capaz de atender a essa demanda do nosso setor cultural”, afirmou Antonio Anastasia, em entrevista.

O governador ainda falou sobre as condições extremamente adequadas do município para receber esse tipo de evento. Segundo ele, a indústria do turismo é aquela que mais emprega, que mais gera renda e que mais produz efeitos em todas as cadeias produtivas, por isso o empenho do Governo de Minas em, constantemente, estimular o setor.

“O turismo ajuda o comércio, a indústria, combate a violência, preserva o patrimônio, estimula a agricultura. Os benefícios gerados pelo setor são incontáveis. Araxá tem todas as condições de ser a capital mineira da música devido à sua rede hoteleira, infraestrutura aeroportuária e rodoviária, além de ser conhecida nacional e internacionalmente pela vocação turística. Acredito que essa ideia será uma grande oportunidade de crescimento”, destacou.

Homenagem

Ainda durante a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia fez a entrega de diploma aos ex-presidentes da Fundação Cultural Calmon Barreto, em reconhecimento ao trabalho desempenhado em prol da cultura.

A Orquestra Filarmônica está em turnê especial pelo interior do Estado, cumprindo a missão de oferecer ao público um trabalho de excelência artística.

Posse

O governador também participou da posse da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), no auditório do Tauá Grande Hotel Termas.

Durante a posse, Antonio Anastasia parabenizou a classe empresarial do município e enfatizou o relevante potencial econômico de Araxá, que, a cada dia, se destaca entre os municípios que mais crescem no Estado.

“Poucos municípios de Minas Gerais e do Brasil apresentam uma vocação empresarial tão nítida e robusta como Araxá. Araxá desenvolveu três grandes potencialidades que é o setor da mineração, da agropecuária e a vocação nata para o turismo. Ao lado disso, é uma cidade que possui o setor de serviços e comércio extremamente fortes”, completou.

O empresário Márcio Antônio Farid assumiu a presidência da Acia. O nome de Farid foi indicado pelo seu antecessor, Emílio César Ribeiro Parolini. A nova diretoria executiva da Associação cumprirá os trabalhos em prol dos empresários do comércio de Araxá no biênio 2010-2012.