Você está em:
IMPRIMIR

Antonio Anastasia reforçará segurança nas divisas de Minas e nas zonas rurais

6 de setembro de 2010

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, afirmou hoje, dia 6, em Janaúba (Norte de Minas), que, reeleito, irá reforçar a segurança das fronteiras do Estado e nas zonas rurais, com o objetivo de reduzir a criminalidade no campo. A proposta estará no seu Plano de Governo, que será lançado nesta semana. As medidas também contribuirão para diminuir ainda mais os índices de criminalidade em Minas que nos governos Aécio Neves e Antonio Anastasia foram reduzidos a patamares de 10 anos atrás.

“Temos hoje indicadores muito melhores de criminalidade em Minas. Voltamos ao nível de dez anos atrás. A criminalidade, vamos dizer assim, do cotidiano, que aflige as pessoas, conseguimos reduzir de maneira bastante expressiva, não só na capital, mas nas maiores cidades. Agora, estamos investindo em um novo programa que vai facilitar a segurança rural, onde estamos notando, ainda, dificuldades. Estamos propondo, em nosso Plano de Governo, um projeto inovador no Brasil de reforço à segurança das fronteiras do Estado e da segurança rural para atender mais o homem do campo”, afirmou.

 

Cinturão de Segurança

Atualmente, já existe em Minas o Cinturão da Segurança, programa do Governo do Estado criado para proteger e fortalecer as regiões de divisa do Estado de Minas Gerais. O objetivo é inibir as ações do crime organizado e de quadrilhas especializadas em roubo de cargas, bancos, tráfico de armas e de drogas. Em todo o Estado, desde 2003, 402 municípios já foram beneficiados com reforço de 550 viaturas e equipamentos como armas e coletes à prova de bala, computadores, além de capacitação profissional dos policiais. Cerca de R$ 67 milhões foram investidos no programa.

O Cinturão de Segurança é a área compreendida na faixa territorial interna de 50 quilômetros de largura, paralela a linha divisória terrestre de Minas Gerais, considerada área de interesse estratégico à segurança pública do Estado. A faixa interna do Cinturão de Segurança poderá, conforme interesse público, estender-se aos municípios localizados até 150 quilômetros da linha divisória terrestre do Estado, acompanhando os eixos das rodovias federais que ultrapassam os limites territoriais do Estado. A proposta do governador Antonio Anastasia é fechar todo o circuito de entrada e saída de Minas, garantindo mais segurança para os mineiros.

 

Festa em Janaúba

Acompanhado pelo ex-governador Aécio Neves e pelo ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado, o governador Antonio Anastasia foi recebido com festa em Janaúba. Cerca de 500 eleitores, candidatos a deputado federal e estadual, ex-prefeitos, várias lideranças políticas e 15 prefeitos da região, inclusive de partidos da oposição, acompanharam os candidatos da Coligação Somos Minas Gerais na carreata e na caminhada pelo Centro da cidade. 

O prefeito de Patis e presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, que conta com 92 municípios, Walmir Moraes (PTB), destacou a parceria do Governo do Estado com todos os municípios mineiros, independentemente de partido político ou localidade.

“Dos 92, 82 prefeitos apóiam Anastasia. E dos 92, 86 oposições dos municípios apoiam também Anastasia. Os prefeitos começaram agora um trabalho de propaganda, de corpo a corpo, de casa em casa, para podermos garantir a continuação do bem estar da comunidade, do povo de Minas Gerais”, destacou.

O prefeito de Verdelândia, Wilton Madureira (PT), também declarou seu apoio à reeleição de Antonio Anastasia. “Estamos acompanhando essa caminhada porque eles cumpriram comigo, lá em Verdelândia, tudo que nos prometeram. E é com alegria muito grande que estamos com Aécio e Anastasia, junto com Itamar Franco”, ressaltou.

 

O mais preparado para administrar

 

Durante o trajeto, foguetório e muitos aplausos. Crianças, jovens, adultos e idosos estampavam no rosto a alegria e satisfação de receber os candidatos no Norte de Minas. Moradora de Janaúba, Mariana Tolentino declarou sua confiança na reeleição do governador Anastasia. “Ele é o mais preparado para administrar Minas, para dar continuidade ao trabalho de Aécio, que foi um dos melhores governos que Minas teve. Vai dar ele, com certeza!”, disse.

O funcionário público Cláudio Nascimento também já sabe em quem vai votar no dia 3 de outubro. “Anastasia é competente, técnico, professor, conhece e respeita as leis e o estado democrático de direito”, afirmou. 

De Janaúba, Anastasia, Aécio e Itamar  seguiram para o município de Porteirinha, onde se encontraram com eleitores e lideranças políticas. No final da tarde, Anastasia e Aécio, ao lado do candidato a presidente José Serra, participam de carreata e caminhada em Pará de Minas, região Central do Estado.


Leia

Transcrição da entrevista do governador Antonio

Ouça
 Entrevista do governador Antonio Anastasia