Você está em:
IMPRIMIR

Antonio Anastasia lidera pesquisa espontânea em Belo Horizonte e RMBH

28 de julho de 2010

Pesquisa espontânea do Datafolha, divulgada esta semana, mostrou que Antonio Anastasia lidera as intenções de voto entre os eleitores que moram em Belo Horizonte e na Região Metropolitana e que já decidiram seu voto. Realizada entre dias 20 e 23 de julho, a pesquisa indicou que Antonio Anastasia tem a preferência dos eleitores onde seu trabalho como governador é mais conhecido. A avaliação do ranking dos governadores realizada pelo Datafolha indicou Antonio Anastasia com a segunda a melhor avaliação do país entre os governadores que assumiram o cargo este ano. A avaliação positiva do governador é de 61% entre os entrevistados.

A pesquisa espontânea aponta que 73% dos eleitores mineiros de todas as regiões do Estado ainda não sabem em quem vai votar. Segundo a pesquisa, Antonio Anastasia tem 14% entre os eleitores de Belo Horizonte que já declararam espontaneamente o voto, quatro pontos à frente do candidato peemedebista, citado por 10% dos entrevistados. No levantamento realizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Datafolha mostra também a liderança do governador Antonio Anastasia com 12% da preferência do eleitorado, três pontos à frente do principal adversário.

Os resultados, segundo os analistas, mostram que os eleitores ainda não fizeram a opção de voto, o que naturalmente ocorrerá a partir do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, onde serão conhecidas as propostas de governo de cada candidato. Os analistas concordam que nesta etapa da disputa eleitoral as pesquisas espontâneas são aquelas que, de fato, indicam a real intenção de voto dos eleitores. 

“As pesquisas refletirão a real tendência do eleitorado apenas quando os candidatos tiverem o mesmo nível de conhecimento. A partir do início do programa eleitoral é que devemos ter mudanças nas pesquisas eleitorais em Minas Gerais”, afirmou o presidente do PSBD em Minas, deputado federal Narcio Rodrigues.

O deputado ressaltou que os eleitores de Belo Horizonte e da Região Metropolitana com maior acesso a informações sobre Antonio Anastasia e Aécio Neves, querem dar continuidade aos avanços sociais obtidos em Minas.

“A liderança de Antonio Anastasia na Região Metropolitana de Belo Horizonte demonstra que os eleitores que conhecem o governador escolheram a continuidade. Vamos caminhar ainda pelo interior de Minas mostrando ao eleitor mineiro a força e a solidez da campanha de Antonio Anastasia para dar continuidade ao trabalho nacionalmente reconhecido de Aécio Neves”, afirmou o deputado.

Na metodologia da pesquisa espontânea, ao contrário da pesquisa estimulada, que é induzida, os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado. O eleitor responde à pesquisa indicando espontaneamente o voto no candidato escolhido.

 

Aprovação de Antonio Anastasia

A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na terça-feira, dia 27, também mostrou que Antonio Anastasia é o segundo governador melhor avaliado entre aqueles que assumiram o cargo em 31 de março. Com apenas quatro meses de mandato, o governo de Antonio Anastasia já é classificado como ótimo/bom por 35% dos entrevistados. O Datafolha mostrou que 26% das pessoas que participaram da pesquisa consideraram o governo como regular. Este resultado representa uma avaliação positiva de 61% pelos entrevistados.

A sondagem revelou ainda que o índice de popularidade do governador Antonio Anastasia é de 141 (numa escala de 0 a 200), segundo mais alto do país, superado apenas pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que foi o primeiro colocado no ranking de governadores brasileiros e cumpre o mandato desde 2006.