Anastasia recebe mais um importante apoio à sua reeleição

22 de setembro de 2010

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, recebeu mais um importante apoio nesta quarta-feira, dia 22, em Belo Horizonte. Representantes das Associações dos Frigoríficos, avicultores e suinocultores entregaram documento de apoio à reeleição do governador.

Desde o início da campanha eleitoral, Anastasia recebeu o apoio formal de diversos setores importantes da sociedade civilmineira. O governador recebeu o apoio público de todos os ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG); de ambientalistas; de médicos e profissionais da saúde; dos profissionais da cultura; dos sindicatos e cooperativas de táxi; dos sindicatos que reúnem os caminhoneiros; dos presidentes e dirigentes das torcidas do Atlético, Cruzeiro, América e Ipatinga; entidades de atendimento a dependentes químicos; Movimento das Donas de Casa e Consumidores; movimentos femininos; Movimento Vilas e Favelas; movimentos da juventude; dos motociclistas profissionais, acadêmicos, da comunidade jurídica, do setor do turismo; além de prefeitos e lideranças municipais de todo o Estado.

Agregando valor

Ao final do encontro com os representantes dos frigoríficos, o governador Antonio Anastasia destacou a importância desse setor no Estado, que além de gerar milhares de empregos, agrega valor aos produtos na sua cadeia produtiva, diversificando a economia mineira, atraindo novos negócios e renda para o Estado.

“A prioridade absoluta de nosso governo é gerar empregos e diversificar a economia de Minas, agregando valor e o frigorífico é isso. Não vamos exportar mais o frango vivo, mas sempre ele processado, da mesma forma a carne, da mesma forma os ovos, isso é muito positivo. E esse apoio sinaliza nesse sentido, do reconhecimento do que já foi feito e na confiança naquilo que será feito mais adiante”, afirmou o governador, após receber o apoio de representantes do setor.

O presidente da Associação dos Frigoríficos de Minas Gerais, Distrito Federal e Espírito Santo (Afrig), Sílvio Silveira, ressaltou a importância que as administrações de Anastasia e a do ex-governador Aécio Neves tiveram no crescimento e geração de empregos no setor.

“Esse apoio não é de agora não. É desde que começou a campanha dele. A gente queria ter vindo há mais tempo, mas não teve oportunidade e foi um dos melhores governos que teve para o setor, no segmento de frigorífico de ave, frango e bovino. Viemos dar o apoio total para ele porque o setor de frigorífico, o povo talvez não saiba como é importante. Cada boi abatido em Minas Gerais, no Estado, no país, são cinco empregados diretos e indiretos. É um setor que dá muito emprego”, afirmou Sílvio Silveira.

Números do setor

A Associação dos Frigoríficos de Minas Gerais, Distrito Federal e Espírito Santo, que encabeça o documento em apoio à candidatura do governador Antonio Anastasia,  reúne 38 empresas associadas, que geram 20 mil empregos diretos. A produção de carne em Minas chega a 981.284 toneladas para um faturamento de R$ 5,5 bilhões. Minas Gerais é um dos principais exportadores brasileiros e tem um plantel de 22 milhões de cabeças de gado, segundo dados do setor, de 2009, apresentados pela Afrig.

Outro setor importante nessa cadeia produtiva que apoia a reeleição do governador Antonio Anastasia, a Associação Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) tem 980 empresas associadas, que representam 70% dos produtores mineiros. O Estado é o quarto maior produtor do país, com 217 mil matizes, além de ter as maiores genéticas brasileiras, que garantem a Minas Gerais o status de melhor suinocultura tecnificada do país, produzindo animais de maior qualidade e tornando o Estado uma referência em negócios.

A Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig) é formada por 2.300 empresas que representam 75% dos produtores agrovículas do Estado. Só esse setor gera 400 mil empregos diretos e indiretos e produz 950 mil toneladas de frango, movimentando R$ 2,7 bilhões. As granjas, por sua vez, produziram 8.6 milhões de caídas de 30 dúzias de consumo (3 bilhões de unidades) em 2009, segundo dados apresentados pela entidade.

Pesquisas confirmam liderança de Anastasia

O grande número de apoios que Anastasia vem recebendo está se refletindo nos resultados das pesquisas. Anastasia lidera nas pesquisas EM Data e DataTempo/CP2, divulgadas hoje, dia 22. O EM Data aponta que Anastasia lidera com 40% das intenções. Já o DataTempo/CP2 mostra que ele também está à frente nas pesquisas com 39,6% da preferência dos eleitores mineiros. Os números comprovam a consolidação do crescimento da candidatura de Antonio Anastasia já apontada pelos institutos Ibope e Datafolha.

Os novos números do EM Data mostram que Anastasia cresceu oito pontos percentuais em relação à pesquisa anterior divulgada no final de agosto, passando de 32% para 40% das intenções de voto. Já o seu principal adversário, Hélio Calixto Costa, do PMDB, teve uma situação oposta e caiu de 39% para 33%. A diferença entre Antonio Anastasia e Hélio Costa é de sete pontos percentuais. O número de eleitores que ainda não decidiram o seu voto representa 16%.

O EM Data também aponta que, ao excluir os votos brancos e nulos, Antonio Anastasia tem 52% dos votos válidos e seria reeleito no primeiro turno das eleições.  O Instituto EM Data ouviu 1.100 eleitores de 51 cidades mineiras. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 73.763/2010.

DataTempo

A medição feita pelo instituto DataTempo/CP2 também mostra que Antonio Anastasia ultrapassou o candidato Hélio Calixto Costa e lidera as intenções de voto no Estado. Enquanto o governador cresceu quatro pontos e passou de 35,8% para 39,6%, o candidato do PMDB caiu três pontos ficou com 35,4%. No caso de um eventual segundo turno, Antonio Anastasia também seria o vencedor das eleições com 40,5% das intenções. O número de indecisos é de 17,5%, segundo o DataTempo/CP2.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de setembro. Foram realizadas 2.062 entrevistas. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TRE-MG com o número 31.334/2010.

Leia
Transcrição da entrevista do governador Antonio Anastasia