Anastasia reafirma compromisso do Estado com o combate à pobreza e avanços sociais

24 de julho de 2010

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais”, afirmou, neste sábado, dia 24, em Nanuque (Vale do Mucuri), que pretende ampliar os programas do Governo de Minas no combate à pobreza no Estado. Os vales do Mucuri e Jequitinhonha e o Norte de Minas são as regiões do Estado que receberam maior atenção do Governo de Minas nos investimentos para combate à pobreza e à desigualdade social durante a gestão de Antonio Anastasia e do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado. Até o final deste ano, serão R$ 5,9 bilhões investidos em projetos e ações nas áreas de infraestrutura, saneamento, saúde e educação.

As ações de redução da pobreza em Minas são reconhecidas pelas Organizações das Nações Unida (ONU) e pelo Governo Federal. Estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) demonstrou que o Estado reduziu a pobreza absoluta em Minas de 46,9% para 25,6% entre 1995 e 2008. Com isso, Minas Gerais antecipará em três anos a meta nacional de erradicação da pobreza prevista para ser extinta em 2016, meta que será alcançada em Minas já em 2013.

“O Mucuri ainda é uma região que merece uma atenção especial do Governo de Minas. Aécio, quando assumiu, determinou que aqui nessa região, a cada um Real investido no Centro-Sul, pelo menos dois Reais fossem aqui feito. E assim aconteceu. Vamos dar continuidade a esse trabalho, a esse compromisso de Aécio Neves, que é o meu compromisso também, de investir sempre no Mucuri”, afirmou o governador.

O dobro de investimento

Somente no ano passado, o Governo destinou o maior volume de recurso da história do Jequitinhonha e do Mucuri: R$ 276 per capita. No Norte de Minas, o valor chegou a R$ 125. A média no restante do Estado foi de R$ 78 per capita. Os investimentos foram destinados principalmente para programas para melhorar a infraestrutura dos municípios, pavimentar e recuperar estradas, ampliar o serviço de saúde, mais escolas e várias outras ações com o objetivo de melhor a qualidade de vida das pessoas.

Antonio Anastasia foi recebido com muita festa e entusiasmo em Nanuque. Ao lado do prefeito Nide Alves de Brito, do secretário de estado de Agricultura e Pecuária, Gilman Viana, e de parlamentares, o governador participou de uma caminhada pela avenida Santos Dumont, onde tomou café na tradicional lanchonete Plaza. Em seguida, Antonio Anastasia se reuniu com lideranças políticas e empresariais na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Caminho de Minas

Ele destacou também que o programa Caminhos de Minas, iniciado este ano para pavimentar mais de 200 trechos de estradas estaduais, vai garantir ainda mais o desenvolvimento da região. O programa é uma continuação do Proacesso, criado em 2003 para pavimentar 225 acessos a municípios. Cerca de 60% dos municípios estão nas regiões mais pobres do Estado. Do total das estradas, 152 já foram concluídos e o restante está em obras.

“Sabemos que as deficiências em infraestrutura ainda existem. Mas temos crédito e sabemos como continuar o trabalho feito com o Proacesso”, completou.

Avanços sociais

O governador Antonio Anastasia ressaltou ainda os importantes investimentos realizados pelo Governo do Estado na região do Vale do Mucuri. Na saúde, por exemplo, os resultados são concretos: A taxa de desnutrição no Grande Norte (Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri) registrou queda de 55% entre 2003 e 2009, passando de 11,6 crianças, por grupos de 10 mil crianças de 0 a 4 anos, para 4,2 crianças atendidas nas unidades de saúde.

Uma das medidas adotadas por Antonio Anastasia e Aécio Neves que contribuíram para estes resultados no Grande Norte e em Nanuque, em especial, foi o Programa de Melhoria e Fortalecimento dos Hospitais de Minas Gerais (Pro-Hosp). O Estado destinou R$ 102,5 milhões para 35 hospitais nos municípios do Grande Norte que integram o Pro-Hosp. O objetivo do programa é melhorar a qualidade do atendimento em 128 hospitais que atendem pelo SUS em 112 municípios de todas as regiões do Estado. Por meio dele, a cidade de Nanuque recebeu R$ 2 milhões para investimentos em seus hospitais.

Na área de saneamento básico, a Copanor, subdisiária da Copasa criada para atender o Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri, investiu R$ 15 milhões em obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água na cidade. Nestas localidade, a população tem acesso a água tratada pagando tarifas reduzidas.

Já o projeto Travessia, programa de que realiza obras em mutirão das secretarias de Estado, atende comunidades de Serra dos Aimorés e Frei Gaspar, na região do Muruci. A região também está inserida no Programa de Combate à Pobreza Rural que financia projetos de associações de trabalhadores, pequenos produtores rurais, artesãos, pescadores e donas-de-casa.

Apoio espontâneo

Durante visita a Nanuque, o governador Antonio Anastasia recebeu o apoio de prefeitos do Vale do Mucuri e da população que demonstrou apoio à campanha da coligação “Somos Minas Gerais”. O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Mucuri, prefeito de Fronteira dos Vales, Rozinê Sena, ressaltou os avanços sociais obtidos pela região nos últimos anos.

“Minas está no rumo certo. Anastasia tem sensibilidade muito grande. Fortalecer os municípios é fortalecer o Estado. Por isso, Minas cresceu de forma assustadora em comparação aos outros estados”, disse.

Durante o encontro, o prefeito de Nanuque, Nide Alves de Brito, ressaltou o compromisso de Antonio Anastasia com a administração do Estado e lembrou a trajetória de mais de 30 anos de servidor público do governador Anastasia.

“Antonio Anastasia tem uma trajetória vitoriosa. Temos que reconhecer que é um homem que merece nosso apoio, porque tem uma conduta acentuada na probidade, na dignidade e na honradez”, disse.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Nanuque, Wellington Carlos Martins Pereira, avalia como positiva a administração de Aécio Neves e Antonio Anastasia, principalmente pela obras realizadas. “Apoiamos Anastasia pelo fato de a gente ter uma linha e meta já traçadas. É a continuidade de um trabalho bem feito e honesto”, disse.

Nas ruas de Nanuque, a campanha de Antonio Anastasia recebeu o apoio de comerciantes e de moradores da cidade. “Não conhecia o governador. Ele parece ser um rapaz culto e bastante honesto”, disse a vendedora Débora Silva, depois de ser cumprimentada pelo candidato à reeleição. O lojista Hézio Souza afirmou ter impressionado com a simplicidade do governador. “Ele está fazendo um bom trabalho”, disse.

Transcrição da entrevista do governador Antonio Anastasia
Programa de Combate à Pobreza Rural amplia ações no Norte de Minas