Você está em:
IMPRIMIR

Anastasia promete programa especial de proteção ao patrimônio cultural das cidades históricas

11 de setembro de 2010

O governador Antonio Anastasia afirmou hoje, dia 11, que, reeleito, irá colocar em prática o Programa Especial de Proteção do Patrimônio das cidades históricas mineiras. A proposta faz parte do seu Plano de Governo, lançado nesta semana e que conta com 365 propostas para melhorar os indicadores sociais, qualidade de vida dos mineiros e a geração de empregos de qualidade. A afirmação foi feita durante a festa preparada pelos moradores de São João Del Rei para receber Anastasia e os candidatos ao Senado pela Coligação “Somos Minas Gerais”, o ex-governador Aécio Neves e o ex-presidente Itamar Franco.

O governador explicou que, além de criar um inovador programa de proteção ao patrimônio, seu Plano de Governo apresenta novas propostas para potencializar o turismo nas cidades históricas de Minas Gerais. Segundo ele, é preciso preparar as cidades históricas para aproveitarem as oportunidades turísticas da Copa do Mundo de 2014.

“Vamos continuar intensificando os contatos com as pessoas, as lideranças, as viagens ao interior. Estamos propondo criar um novo programa de proteção ao patrimônio, vinculado ao turismo, aproveitando a oportunidade da Copa de 2014. Teremos, portanto, em parceria sempre com o Iphan, prefeituras, setor privado e com a sociedade civil, uma recuperação, uma identificação do patrimônio, já que metade do patrimônio histórico brasileiro está em Minas. E temos de potencializar esse patrimônio com a questão do turismo e da cultura”, afirmou o governador.

O Programa Especial de Proteção do Patrimônio Histórico de Minas Gerais, proposto por Anastasia em seu Plano de Governo, é voltado para segurança e revitalização das cidades históricas mineiras. Entre os compromissos está a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros com brigadas de incêndio em todas as cidades históricas; criação de unidades preventivas da Polícia Militar em parceria com guardas municipais para combater ação predatória aos bens tombados; e melhora do acondicionamento e guarda dos objetos de arte de museus e igrejas, entre outras medidas.

 

Festa nas ruas históricas

Anastasia, Aécio e Itamar chegaram a São João Del Rei sob aplausos de centenas de moradores, prefeitos da região, lideranças políticas e sociais que foram ao aeroporto recepcioná-los. Eles seguiram para o Centro da cidade numa grande e animada carreata em apoio à candidatura à reeleição de Antonio Anastasia. Cerca de 200 carros acompanharam a caravana que percorreu várias ruas da cidade chamando à atenção de todos os são-joanenses.

Um grande foguetório anunciou a chegada dos candidatos à cidade. A carreata percorreu as avenidas 31 de Março e Leite de Castro. Por onde passavam, os candidatos eram saudados pelos populares que foram para as calçadas acenar aos candidatos. Muitas faixas foram instaladas no caminho manifestando o apoio dos moradores à eleição de Anastasia, Aécio e Itamar. Alguns eleitores foram para a calçada com bandeiras de Minas Gerais.

          

População entusiasmada

Na avenida Tancredo Neves, os candidatos desceram do carro e iniciaram caminhada com os eleitores. Uma multidão tomou conta do centro comercial de São João del Rei para acompanhar  Anastasia, Aécio e Itamar. Os candidatos entraram em várias lojas e conversaram com comerciantes. Em seguida, tomaram cafezinho na Casa do Pão.

Emocionado com o carinho recebido dos eleitores, o ex-governador Aécio Neves afirmou que visitar São João del Rei é sempre um momento especial. Ele destacou o crescimento das intenções de voto em Anastasia, apontado por pesquisas eleitorais.

“Hoje para mim é um dia muito especial, porque estou podendo comemorar o avanço do governador Anastasia nas minhas origens, na minha terra, no meu chão, onde tudo começou. Se avancei na vida pública, se consegui construir um caminho e ajudar as pessoas, devo sempre a este chão sagrado de São João del Rei, que me lançou para o Brasil, mas que sempre é minha referência, minha inspiração e é aqui sempre que eu venho buscar a energia para novas caminhadas”, disse o ex-governador.

Do Centro, os candidatos entraram novamente nos carros para dar continuidade à carreata por alguns bairros da cidade. No caminho, Anastasia, Aécio e Itamar. pararam para cumprimentar a dona Maria Josina Neves de Resende, irmã de Tancredo Neves. No bairro Bonfim, eles foram saudados por centenas de eleitores e foguetório. De lá, a carreata seguiu para o bairro Matozinhos, onde os candidatos visitaram a Igreja Senhor do Bom Jesus de Matozinhos, onde foram recebidos pelo padre José Raimundo.

A dona de casa Natália Franco afirmou que votará em Antonio  Anastasia em razão dos importantes investimentos realizados para a saúde dos mineiros. “Vou votar no Anastasia para dar continuidade ao trabalho do Aécio, que foi muito bom para Minas Gerais. Na saúde, ele construiu vários postos de saúde que foram muito bons para a população”, afirmou.

O aposentado João Batista destacou que  Anastasia desempenhou papel importante ao lado de Aécio Neves no desenvolvimento dos municípios mineiros. “Voto no Anastasia porque ele foi o braço direito do Aécio. Ele fez muitas coisas boas para a região. Acho que de terem arrumado o nosso aeroporto, já foi bom demais para a região”, disse.

 

União de prefeitos de vários partidos

Em São João del Rei, o governador Antonio  Anastasia recebeu o apoio de prefeitos da região do Campo das Vertentes de vários partidos, incluindo o PMDB, partido pertencente a outra coligação.

“Desde o início fui bem claro, sou do PMDB, mas apoio Aécio e Anastasia pelo fato de estar nos ajudando, dando apoio sem distinção, sem sigla partidária. Isso é uma coisa que gostei demais, porque nunca houve isso. Sempre privilegiavam pessoas do partido e ele não. Ele está ajudando a quem quer que seja, então por isso apoio Anastasia”, disse o prefeito de Conceição da Barra de Minas, Cornélio de Paiva (PMDB).

Também peemedebista, o prefeito de Madre de Deus de Minas, João Eustásio, o “Tasinho”, afirmou que os mineiros devem optar por  Anastasia, pois é o candidato que tem maior conhecimento sobre os problemas dos mineiros.

“Os mineiros devem apoiar o Anastasia, pelo compromisso com Minas, porque tenho certeza que Minas vai crescer muito com Anastasia, melhorar mais ainda. Reconheço em Anastasia uma capacidade enorme para dar continuidade ao que já foi feito. Sou PMDB desde que iniciei na política, mas não podemos deixar o Estado em uma situação pior. Então queremos que o Estado cresça, por isso coloquei o Estado acima do meu partido. Não podemos deixar mudar, porque senão o Estado voltará a ter uma situação difícil”, afirmou.

O prefeito de Carrancas, Magno Orlando Ferreira de Carvalho (PSDB), afirmou que Aécio Anastasia foram fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos municípios.

“Não tem como não apoiar Anastasia. Aécio fez um grande governo e a gente sabe que Anastasia estava ao lado dele. Então acho que a continuidade hoje é muito importante para que Minas Gerais não pare. Ajudou demais os pequenos municípios”, disse.

O prefeito de Itutinga, Fabiano Ribeiro do Vale (PSDB), destacou os avanços obtidos no governo Aécio Neves e que devem ter continuidade com Anastasia à frente do Governo. “Precisamos continuar esse projeto iniciado com Aécio e Anastasia, para que Minas, que vem se destacando em vários setores, possa continuar nesse bom caminho”, afirmou.

O prefeito de Ritápolis, Antônio Ronato de Melo (DEM), afirmou que a reeleição de Anastasia e a eleição de Aécio e Itamar ao Senado serão importantes para o desenvolvimento de Minas. “Ele tem demonstrado que é possível administrar com seriedade mesmo em época de crise. Minas Gerais continua crescendo, com o crescimento maior que o do Brasil. Por esse motivo, Anastasia deve continuar à frente do Estado e com o Aécio e Itamar no Senado teremos uma Minas que vai dar exemplo a vários estados brasileiros”, afirmou.


Plano de Governo do governador Antonio Anastasia

Propostas e ações para preservação das cidades históricas mineiras – Período de 2011/2014

Criação do Programa Especial de Proteção do Patrimônio Histórico de Minas Gerais, voltado para segurança, revitalização do patrimônio:

• promover, juntamente com a Polícia Militar, uma polícia preventiva especializada na defesa do patrimônio histórico e cultural onde houver obras e bens vulneráveis à ação predatória;

 

• implantar, em parceria com o Corpo de Bombeiros, brigadas de incêndio nas cidades históricas;

 

• integrar a atuação da Polícia Militar com as guardas municipais nas cidades históricas. Onde elas não existirem, criar guarda municipal voltada para a defesa do patrimônio histórico;

 

• atuar em conjunto com a Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico;

 

• buscar parceria com a administração municipal em projetos de revitalização de praças, coretos e outros bens públicos de uso comum, no sentido de viabilizar seu uso pela comunidade e turistas;

 

• atualizar o inventário do patrimônio cultural do Estado: reorganizar e sistematizar os registros, inventários e tombamentos, por meio dos quais estão catalogados os bens materiais e imateriais;

 

• promover mecanismos de comunicação e divulgação do patrimônio histórico e cultural sobretudo das cidades históricas, nos meios de comunicação de massa, antecipando a realização da Copa 2014;

 

• garantir a qualidade das estradas estaduais que dão acesso às cidades históricas e outras que compõem o circuito do patrimônio histórico e cultural no Estado; promover a viabilidade de transporte de qualidade para estas cidades, com ênfase no transporte de qualidade;

 

• buscar parcerias com os municípios e o setor empresarial para melhorar constantemente a infraestrutura hoteleira das cidades que dispõem de patrimônios históricos e culturais inventariados e qualificar e ampliar o setor hoteleiro nessas cidades;

 

• acondicionamento dos objetos de arte: viabilizar mecanismos de melhoria na qualidade de

acondicionamento e guarda dos objetos de arte, em especial, pinturas e gravuras das igrejas e museus históricos.

 

• programa Rede de Comunicação de Destinos, Produtos e Serviços – Marca e Imagem de Minas Gerais para 2014: criar uma política de comunicação para divulgação da marca e a imagem do turismo de Minas seja catalisadora e representante de todas as áreas econômicas;

 

• programa de Promoção e Apoio à Comercialização do turismo no mercado internacional de Minas Gerais: consolidar Minas como o melhor destino turístico do país, por meio da promoção e comunicação no mercado nacional e internacional;

 

• programa de Infraestrutura dos Destinos Indutores: definir projetos prioritários de estruturação dos destinos, considerando as dimensões de infraestrutura de transporte, aspectos ambientas e sociais como as políticas de enfrentamento e prevenção à exploração sexual infanto-juvenil;

 

• consolidar o espaço Minas Gerais em São Paulo como a casa do desenvolvimento do turismo de Minas no maior destino emissor de turistas e gerador de negócios do país;

 
Leia
Transcrição entrevistas do governador Antonio Anastasia e do ex-governador Aécio Neves

Ouça
Entrevistas do governador Antonio Anastasia e do ex-governador Aécio Neves 
Datafolha confirma empate técnico entre Antonio Anastasia e seu principal adversário

Confira
Datafolha: Anastasia e Aécio destacam tendência de crescimento apontada pela pesquisa
Datafolha confirma que Anastasia mantém tendência de crescimento