Anastasia no Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

25 de março de 2011

O governador Antonio Anastasia participou, nesta sexta-feira (25/03),  no Palácio Tiradentes, da abertura da 25ª edição do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. No encontro, representantes de 24 estados brasileiros e do Ministério da Cultura discutiram temas como as políticas culturais adotadas nos âmbitos nacional e estadual, o Sistema Nacional de Cultura e a aplicação na área cultural do conceito de “economia criativa”, para garantir a geração de emprego e renda.

Em seu pronunciamento de boas vindas aos participantes, Antonio Anastasia destacou os investimentos do Governo de Minas para estimular a cultura do Estado. O governador ressaltou que a produção cultural se apresenta como uma relevante fonte de riquezas para o Estado.

“No sentido mais amplo da palavra, falamos aqui de uma indústria que emprega, que gera riquezas, que se desdobra em turismo, que permite as viagens, a interligação das pessoas e a integração do Brasil. Então, o aspecto econômico tem uma relevância muito grande, que muitas pessoas não percebem”, disse o governador.

Antonio Anastasia ressaltou ainda o papel do poder público de estimular e prover os incentivos e a infraestrutura necessária para tornar a realização cultural cada vez mais presente no cotidiano dos mineiros.

O Fórum Nacional dos Secretários de Cultura se encerra amanhã, em Ouro Preto, onde será realizada eleição da nova presidência e diretoria do fórum e a nova Comissão Nacional de Política Cultural (CNPC) e da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).