Anastasia manterá debate em alto nível em respeito à população e à tradição política de Minas

13 de setembro de 2010

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição e o ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado Federal pela coligação “Somos Minas Gerais”, defenderam nesta segunda-feira, dia 13, que o debate eleitoral em Minas seja feito sem troca de ofensas entre os candidatos, em respeito à população do Estado. Antonio Anastasia disse que as ofensas pessoais não fazem parte da tradição política de Minas e que ele responderá com propostas de governo aos ataques que têm sido feitos contra ele pelos candidatos adversários.

“Minha formação não me permite subestimar e ofender as pessoas. Eu acho que a política não é feita para fazermos ofensas e desagravos. É claro que estamos sempre abertos a fazer o debate político, de ideias, de princípios e de programas. Fico muito curioso para saber por que estão havendo estas ofensas, que não são próprias inclusive do ambiente político de Minas Gerais. Mas estamos muito tranqüilos com o que fizemos, com as nossas propostas e, em especial, como os mineiros estão nos recebendo e as pesquisas indicam isso de maneira muito clara”, afirmou Antonio Anastasia.

Acompanhado pelo ex-presidente Itamar Franco, candidato ao Senado e pelo ex-ministro e ex-embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago, segundo suplente de Aécio Neves, os candidatos da coligação Somos Minas Gerais fizeram hoje, juntos, mais uma caminhada, conversando diretamente com os eleitores de Santa Luzia, município da Região Metropolitana de BH.

Para o ex-governador Aécio Neves, os ataques dos candidatos adversários causam surpresa, já que o espaço que vem sendo gasto com ofensas poderia estar sendo utilizado para o debate de ideias. Ele citou o candidato a vice na chapa do PMDB, Patrus Ananias, que, semana passada, acusou o governador de Minas de “medíocre” e “apagado”. Aécio Neves destacou que o crescimento da candidatura de Antonio Anastasia na preferência dos mineiros, apontado pelos institutos de pesquisa Datafolha, Ibope, DataTempo/CP2 e Nexus.

“É realmente surpreendente essa posição do senhor Patrus, não sei se em razão da queda nas pesquisas ou do nosso crescimento, na verdade um espaço que poderia estar sendo utilizado para o debate de ideias vem sendo utilizado para ofensas sem qualquer cabimento e acho que o senhor Patrus corre o risco de sair dessa eleição muito menor do que entrou”, disse Aécio Neves.

Participação popular

Antonio Anastasia afirmou que a estratégia da sua campanha para o Governo de Minas será mantida nas próximas semanas com a apresentação das novas propostas que constam do Plano de Governo, lançado semana passada. O governador destacou que o caráter inovador do seu Plano de Governo, que abre espaço para uma participação popular na construção de novas propostas e programas. Anastasia disse que todas as regiões mineiras são prioridades do governo.

“Todo o Estado é importante, todo eleitor mineiro, os 14 milhões de eleitores mineiros são fundamentais e todos têm que participar. Estamos viajando pelo Estado todo e vamos continuar fazendo assim. As pesquisas indicam que o nosso crescimento é um sustentável, firme, e nas viagens, nós notamos isso”, disse Antonio Anastasia.

Região Norte de BH

Ao chegar a Santa Luzia, a primeira de quatro cidades que serão percorridas nesta segunda-feira na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Antonio Anastasia destacou os investimentos feitos pelo Governo de Minas para desenvolver o vetor Norte da capital, com a atração de novas empresas e a implantação da Cidade Administrativa do Estado e do primeiro aeroporto indústria do país, em Confins.

“Estamos no vetor Norte da Região Metropolitana e sabemos o que foi feito nessa região em termos de investimentos e da valorização, com forte geração de empregos. A atração para cá da indústria aeronáutica, de toda a questão do entorno da Cidade Administrativa, para termos aqui empregos de qualidade”, afirmou Antonio Anastasia.

Leia

Transcrição da entrevista do ex-presidente Itamar Franco
Transcrição da entrevista do governador Antonio Anastasia e do ex-governador Aécio Neves

Ouça