Você está em:
IMPRIMIR

Anastasia diz que pesquisa Datafolha reflete reconhecimento dos mineiros às suas propostas

27 de agosto de 2010

O governador Antonio Anastasia disse que o grande crescimento da sua candidatura confirmado nesta sexta-feira, dia 27, pela nova pesquisa Datafolha é resultado do reconhecimento dos mineiros ao trabalho do Governo de Minas nos últimos oito anos e às novas propostas apresentadas agora à população. A pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Rede Globo de Televisão mostra o crescimento de 12 pontos de Anastasia na preferência dos eleitores mineiros. Um salto de 17% para 29% em apenas duas semanas. O Datafolha também confirma que o candidato Hélio Costa estacionou e o seu percentual de intenção de votos está estagnado.

“Nós já estamos subindo. Eu já tinha essa perspectiva, esse sentimento, pelo que estou vendo na Capital, na Região Metropolitana e no interior do Estado. Ou seja, as pessoas apoiando, aplaudindo, reconhecendo, subindo o nosso nome. Ainda vamos subir mais e vamos passar à frente. Estou muito otimista.  Já estamos na frente na espontânea, na mesma pesquisa, em todo o Estado, na Região Metropolitana bem mais na frente.  Isso significa que a nossa estratégia está correta”, disse o governador, em entrevista, antes de iniciar sua participação no Fórum das Entidades de Classe Empresariais de Minas Gerais, na manhã desta sexta-feira, em Belo Horizonte.

Enquanto Anastasia apresenta um salto de crescimento nas intenções de voto em Minas, a situação de seu principal adversário é oposta. O candidato do PMDB, Hélio Costa, permanece estacionado nas pesquisas desde julho e não apresentou evolução nas intenções de voto, segundo o Datafolha. A diferença entre os dois candidatos, que era de 26 pontos percentuais, caiu quase metade e hoje é de apenas 14 pontos.

O número de indecisos que, na última pesquisa era de 24%, caiu para 16%, mostrando que os eleitores têm optado por Antonio Anastasia por avaliarem que ele é o candidato mais preparado para conduzir o Estado nos próximos quatro anos.
 

Preferência dos mineiros

Na espontânea, Antonio Anastasia cresceu oito pontos percentuais e chegou a 17% das intenções de voto. Já o candidato do PMDB também está estacionado, com 14% das intenções. A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 23 e 24 de agosto. Foram ouvidas 1.261 pessoas, em 52 municípios de Minas Gerais. A margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 64.318/2010.

A pesquisa Datafolha confirma a tendência de crescimento contínuo que o governador Antonio Anastasia vem apresentando nas últimas semanas e apontados por outros institutos de pesquisa. Na última segunda-feira (23/08), o Ibope já mostrava um crescimento de 6% nas intenções de voto no governador. O mesmo instituto também mostrou que, em três semanas, a diferença entre Hélio Costa e Antonio Anastasia caiu de 18 para 11 pontos percentuais.

Já o Instituto Vox Populi, na pesquisa do dia 13/08, mostrou que a diferença entre os dois candidatos caiu de 24 pontos percentuais para apenas 10. O governador Antonio Anastasia teve um crescimento de 8 pontos percentuais e Hélio Costa, uma queda de 6 pontos.

Pesquisa de intenção de voto para o Governo de Minas Gerais: