Anastasia destaca aumento do emprego no Dia do Trabalhador

3 de maio de 2010

O governador Antonio Anastasia participou, nesse sábado, dia 1º, em Belo Horizonte, das comemorações do Dia do Trabalho, realizadas na Via 240. O governador destacou que o trabalhador mineiro tem muitos motivos para celebrar em razão dos avanços sociais e econômicos registrados em Minas Gerais nos últimos anos e pelo aumento do emprego formal em todo o Estado.

“O trabalhador pode comemorar, em primeiro lugar, os avanços do nosso Estado. Tanto Minas quanto Belo Horizonte têm apresentado bons números. A Região Metropolitana da capital tem apresentado o menor índice de desemprego de todas as regiões do Brasil. Então, é claro, que esse é um dado positivo. E sempre, claro, festejar a necessidade que temos de continuar melhorando e aprimorando. Mas acho que hoje a situação está em um processo de contínua melhora”, destacou o governador.

As comemorações em Belo Horizonte foram promovidas pela Força Sindical, entidade que reúne em Minas Gerais 200 sindicatos, federações e confederações, representando 1,2 milhão de trabalhadores de diversas categorias. O Governo de Minas tem diversas parcerias com a Força Sindical.

“Um governo moderno é exatamente aquele que identifica na sociedade civil parcerias importantes. É claro que as entidades dos trabalhadores têm importância fundamental. Temos uma parceria muito boa com a Força Sindical na qualificação do trabalhador, na intermediação do emprego, uma parceria que tem dado bons resultados na Região Metropolitana e, agora, também em Uberlândia”, destacou o governador.

Entre as parcerias do Governo de Minas com a Força Sindical, está o Centro de Solidariedade e Apoio ao Trabalhador, que oferece cursos de qualificação, intermediação de mão de obra, habilitação para seguro desemprego e orientação para o mercado de trabalho. Em Minas, as unidades funcionam, desde 2006, em Belo Horizonte e Contagem. A unidade de Uberlândia foi inaugurada em fevereiro deste ano. Os centros são mantidos pela Força Sindical e recebem recursos do Governo do Estado.

Nas comemorações do Dia do Trabalho, o governador Anastasia estava acompanhado do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, da presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Luzia Ferreira, da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gazzola e do presidente da Força Sindical em Minas, Rogério Fernandes. Durante a festa, os trabalhadores assistiram a vários shows e participaram do sorteio de prêmios.

Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado no dia 1º de Maio em homenagem à memória dos mártires de Chicago, executados em conflitos trabalhistas ocorridos naquela cidade, em 1886. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. No Brasil, a data também ficou marcada pela instituição, em 1940, do salário mínimo pelo presidente Getúlio Vargas.

Fonte: Agência Minas