Anastasia anuncia estadualização de fundações de ensino associadas à Uemg

10 de setembro de 2010

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, visitou nesta sexta-feira, dia 10, seis municípios do Triângulo Mineiro ao lado do ex-presidente Itamar Franco, candidato ao Senado Federal. Em Ituiutaba, o governador assumiu o compromisso de atender às reivindicações da região, seguindo os programas e metas do seu Plano de Governo, lançado ontem com 365 propostas para os próximos quatro anos.  Entre os compromissos assumidos pelo governador estão a estadualização gradual das fundações de ensino associadas à Universidade de Minas Gerais (Uemg) e a criação do Batalhão da Polícia Militar na cidade.

A Uemg é uma universidade pública e se mantém com recursos estaduais. Oferece 28 cursos superiores de graduação gratuitos, atendendo a quase 8 mil alunos em diversas áreas do conhecimento.

Além das vagas gratuitas no ensino superior, a Uemg oferece apoio a alunos carentes por meio de bolsas de pesquisa e extensão, concedidas a estudantes matriculados em entidades associadas e chanceladas pela Uemg. Umas das entidades associadas com previsão de serem estadualizadas é a Fundação Educacional de Ituiutaba (Feit), que oferece 16 cursos de graduação.

“Meu compromisso número um com Ituiutaba é estadualizar a Feit a partir do ano que vem. Isso está no meu Plano de Governo. Eu queria a ajuda de todos vocês aqui. No ano que vem, quero assinar este decreto e participar da festa com vocês”, anunciou o governador.

Além da instituição em Ituiutaba, outras cinco fundações associadas à Uemg podem ser estadualizadas. Elas estão em Carangola, Campanha, Diamantina, Divinópolis e Passos. Juntas, as seis fundações têm 8.403 alunos, em 80 cursos de graduação.

Segurança

Antonio Anastasia também anunciou a transformação da 10ª Companhia da Polícia Militar em batalhão, com aumento do efetivo e construção de sede própria. Ituiutaba é cidade polo e referência para outros 30 municípios do Pontal do Triângulo. A criação do batalhão irá reforçar a segurança na região, principalmente nos municípios que fazem divisa com Goiás e Mato Grosso do Sul.

“Esse é um compromisso nosso. Já criamos o batalhão e vamos instituí-lo fisicamente. Já estamos colocando no orçamento para o próximo ano a construção física do batalhão de Ituiutaba”, anunciou o governador.

De 2003 a 2009, nos governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia, foram investidos cerca de R$ 5 milhões em segurança pública no município. Com os investimentos, o índice de criminalidade violenta em Ituiutaba teve uma redução de 22%.

Apoio popular

Os candidatos Antonio Anastasia e Itamar Franco foram recebidos por cerca de 200 pessoas no aeroporto de Ituiutaba, entre elas o prefeito da cidade, Luiz Pedro Correa (DEM), vários líderes políticos da região e candidatos a deputado. Eles seguiram em carreata até o centro da cidade, acompanhados do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), e do presidente estadual do PSDB, deputado Narcio Rodrigues.

Nem o sol forte e a temperatura acima dos 30 graus desanimaram os candidatos, que também fizeram uma caminhada pela rua 20 e foram cumprimentados por centenas de eleitores.

A publicitária Helena Martins aproveitou a oportunidade para conversar com o governador Antonio Anastasia e manifestar o apoio à sua reeleição. “Ele tem a competência para continuar com Minas no caminho certo. Minas precisa de pessoas determinadas e conscientes dos problemas da população, justamente para propor as melhores soluções. É por isso que sou Anastasia. Acredito nele e na continuidade da gestão que foi de Aécio Neves”, disse.

Compromisso com o Pontal

O prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa, lembrou que a presença de Antonio Anastasia e do ex-presidente Itamar Franco é a prova de que os candidatos da Coligação “Somos Minas Gerais” tem compromisso sério com a população do Pontal do Triângulo.

“Hoje, Ituiutaba vive um momento único com a presença do nosso governador, Antonio Anastasia, e do nosso presidente Itamar Franco. Isso demonstra a importância que o Pontal do Triângulo tem para Minas Gerais. Vamos arregaçar as mangas agora para esta reta final e garantir vitória. A vitória do nosso trio, Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco é a vitória que dignifica o Pontal do Triângulo”, disse Luiz Pedro.

Leia
Transcrição da entrevista do governador Antonio Anastasia